Airbus ganha encomenda recorde de 234 aviões no valor de 18,4 mil milhões de euros

Foto

Os 234 aparelhos da família A320 representam “o maior contrato de aviação civil” de sempre para a Airbus, adiantou o Eliseu num comunicado, acrescentando que vai criar cinco mil postos de trabalho em França, nos próximos dez anos.

O anúncio foi feito após um encontro entre o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Airbus Fabrice Bregier.

A transportadora aérea indonésia low cost Lion Air, que tinha apenas um avião há 13 anos, assina assim a sua segunda grande encomenda em 16 meses, depois de comprar, em 2011, 230 Boeing 737 por 17 mil milhões de euros, apostando forte no boom da aviação naquele arquipélago asiático formado por 17.500 ilhas.

Estas encomendas catapultaram a, até agora, quase desconhecida Lion Air para as manchetes da imprensa mundial.

Esta empresa familiar nasceu do sonho dos irmãos Kusnan e Rusdi Kirana, que a Forbes classifica em 33.º lugar na lista das maiores fortunas da Indonésia.

O crescimento fulgurante do quarto país mais populoso do mundo (mais de 6% ao ano) criou uma classe média ávida pelo avião, com o número de passageiros transportados a aumentar, em média, 20% ao ano.

Actualmente, a Lion Air é o maior transportador aéreo privado da Indonésia.

 

 

Sugerir correcção
Comentar