Fotogaleria
Fernando Veludo/ nFactos
Fotogaleria
Nelson Garrido

Porto no top de viagens para 2013 do New York Times

O "New York Times" posiciona a Invicta como o 28.º destino a visitar em 2013. À baila vêm novos hotéis, restaurantes, o vinho do Porto e até Harry Potter.

A lista de "sítios a ir em 2013" do jornal norte-americano "The New York Times" (NYT) dá a volta ao mundo em 46 paragens: o pontapé de saída é no Rio de Janeiro e, até ao último destaque da lista, Paris, há muito planeta para desbravar. Incluindo uma visita especial a Portugal, ao Porto, "uma das últimas grandes pechinchas da Europa Ocidental", resume-se no suplemento de viagens do jornal.

"A dor económica de Portugal é o seu lucro no Porto", sublinham, para salientar ainda mais como a cidade, n.º 28 no top do NYT, é um destino a ter em conta em matéria de qualidade-preço.

O destaque à Invicta faz-se referindo que há "novos hotéis boutique e restaurantes" e dando-se como exemplo uma estrela hoteleira de Gaia-Porto, o Yeatman, "dramaticamente empoleirado sobre o rio Douro" e que, acrescentam, "alberga o primeiro restaurante Michelin do Porto" (a abono da verdade, refira-se que é o único restaurante com estrela Michelin nesta área geográfica mas não o primeiro a deter tal distinção - essa honra coube, nos anos 70, ao Portucale).

O NYT, no texto assinado pelo jornalista de viagens Finn-Olaf Jones, aproveita para comentar que as novidades da hotelaria e restauração deram "um novo brilho a esta cidade protegida pela UNESCO onde as labirínticas ruas estreitas, os velhos edifícios e os estudantes de capas negras inspiraram uma jovem tutora inglesa que viveu na cidade no início dos anos 90 chamada J. K. Rowling" - uma referência ao tempo em que a célebre criadora de Harry Potter viveu na cidade.


A "crise financeira" volta a surgir no texto mas para salientar que nem esta conseguiu diminuir a "mais proeminente indústria da cidade, o vinho do Porto". São aconselhadas provas nas caves Sandeman, Graham's, Taylor-Fladgate.


A lista "The 46 Places to Go in 2013" do NYT inclui nas primeiras dez entradas o Rio de Janeiro, Marselha, Nicarágua, Gana, Butão, Amesterdão, Houston (EUA), Rossland (Canadá), Nova Deli e Istambul.