Com João Cordeiro para Cascais, PS fecha escolha de candidatos na Grande Lisboa

Presidente da ANF é a segunda escolha para o município, depois da recusa de Judas em voltar a candidatar-se ao município que já liderou.

Foto
O presidente da Associação Nacional de Farmácias só comenta a sua candidatura depois da votação, na noite desta quarta-feira. Foto: PÚBLICO

Ainda faltam oito meses para a campanha eleitoral, mas com a votação, marcada para a noite desta quarta-feira, do nome de João Cordeiro para candidato a presidente da Câmara de Cascais, o processo de escolha interna das candidaturas às presidências das autarquias da área metropolitana de Lisboa.

O presidente da Associação Nacional de Farmácias é a segunda escolha para Cascais, depois de a concelhia ter convidado José Luís Judas e este não ter acedido a voltar a candidatar-se ao município que já liderou.

“Temos condições para ganhar todas as câmaras da área metropolitana de Lisboa”, declarou o ex-secretário de Estado socialista e presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, Marcos Perestrello.

Para a câmara da capital, a concelhia já assumiu o apoio à recandidatura de António Costa, mas a eleição formal do antigo ministro dos governos de Guterres e de Sócrates só está prevista para o início de Fevereiro. “António Costa pretendeu deixar para mais tarde a sua eleição dentro da concelhia para valorizar agora o processo de escolha dos candidatos das listas socialistas às juntas de freguesia”, justificou um deputado do PS.

Na Amadora, o PS vai candidatar Carla Tavares, actual vice-presidente de Joaquim Raposo, enquanto em Arruda dos Vinhos a escolha recaiu no vereador André Rijo. Em Loures, tal como na Amadora, o presidente Carlos Teixeira atingiu o limite de três mandatos consecutivos e João Nunes (actual presidente da junta de Loures) candidata-se ao seu lugar. Para Mafra, o PS aposta no ex-secretário de Estado da Cultura Elísio Summavielle, e em Odivelas recandidata a actual presidente, Susana Amador.

Em Oeiras, os socialistas escolheram Marcos Sá, ex-deputado e actual membro da Comissão Política Nacional do PS, e para Sintra a opção foi a de candidatar Basílio Horta, fundador do CDS, antigo candidato à Presidência da República, ex-ministro, ex-presidente do AICEP e actual vice-presidente do grupo parlamentar do PS. Em Vila Franca de Xira, município em que a presidente socialista Maria da Luz Rosinha também atingiu o limite de mandatos, a opção da estrutura local socialista passou por recandidatar o seu actual vice-presidente, Alberto Mesquita.

Finalmente, no município da Azambuja, o PS vai candidatar Luís de Sousa, actual vice-presidente desta autarquia.

Sugerir correcção
Comentar