Cineasta coreano Kim Ki-Duk vai apresentar “Pietà” Angela Weis/ AFP
Foto
Cineasta coreano Kim Ki-Duk vai apresentar “Pietà” Angela Weis/ AFP

Fantasporto: “Pietà” de Kim Ki-Duk em ano de regresso de Orient Express

A 33.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto vai homenagear a clássica dupla britânica Michael Powell e Emeric Pressburguer

O Fantasporto de 2013, de 1 a 9 de Março, no Rivoli, vai voltar a ter secção Orient Express, estando já confirmado o Leão de Ouro de 2012, “Pietà”, de Kim Ki-Duk, disse a organização.

No ano passado, aquando da apresentação do festival, o director do evento, Mário Dorminsky, disse que não ia haver Orient Express em 2012 por não só não haver “grandes filmes, como o custo era muitíssimo elevado” em termos de transportes de obras e de viagens de autores.

A informação global está ainda a ser ultimada, disse à Lusa Mário Dorminsky, mas a questão central para o regresso da secção foi a qualidade das obras à disposição este ano, estando já confirmado “Pietà”, vencedor do Leão de Ouro no festival de Veneza do ano passado, do cineasta coreano, e nome habitual do Fantasporto, Kim Ki-Duk.

PÚBLICO -
Foto
A 33.ª edição vai homenagear a clássica dupla britânica Michael Powell e Emeric Pressburguer Fernando Veludo/ nFactos

Para além do novo trabalho de Kim Ki-Duk, está também confirmado “Ace Attorney”, um dos três filmes de 2012 do japonês Takashi Miike, também ele nome regular do Fantasporto.

Programa especial por divulgar

Em comunicado divulgado no ano passado, a organização revelou que nos dias que antecedem o evento, entre 25 e 28 de Fevereiro, “realizar-se-á um programa especial, que será divulgado mais tarde, sendo que o dia 10 de Março está reservado para a exibição dos filmes premiados”.

A 33.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto vai homenagear a clássica dupla britânica Michael Powell e Emeric Pressburguer, quando se comemoram 65 anos sobre a criação de “The Red Shoes”, uma sessão dupla de cópia restaurada que vai anteceder a abertura da Secção Oficial de Cinema Fantástico.

Sugerir correcção