Este disco de gelo toca e derrete-se

De forma a apresentar o seu quarto álbum, a banda Shout Out Louds premiou dez fãs com um disco feito de gelo

Foto

Para divulgar o novo projecto indie-rock dos Shout Out Louds, o primeiro single “Blue Ice” foi lançado em formato sete polegadas, mas feito de gelo.

Esta edição especial foi enviada apenas a dez fãs, aleatoriamente escolhidos, e à imprensa. A Rádio Sveriges colocou o vinil de gelo em leilão, de forma a angariar dinheiro para uma causa — o acesso a água potável em regiões menos desenvolvidas. Esse vinil alcançou cerca de 70 licitações, e foi vendido por quase 560 euros.

Com a colaboração da agência sueca TBWA Stockholm foi criado o The Ice Recorder Project. Contaram à Co.Design que pretendiam transformar o vinil comum em algo que pudesse ser fugaz como o gelo – de forma a demonstrar o simbolismo do single.

O grupo pediu opinião a vários professores universitários que disseram que a tarefa de fazer um disco de gelo era impossível, então avançaram apenas com a ajuda da agência. Montaram um pequeno laboratório improvisado e fizeram várias tentativas até atingir a solução perfeita. Para isso, testaram diversos tipos de líquidos, técnicas e moldes.

Por fim, concluíram que a água destilada seria a solução. Aperceberam-se também de que a funcionalidade e qualidade do som deste diminuia à medida que tocava no leitor.

Depois de estarem dois anos fora da indústria musical, os Shout Out Louds lançam o quarto álbum ”Optica” no final de Fevereiro. O vídeo oficial do primeiro single já foi colocado no YouTube.

Sugerir correcção
Comentar