"Lincoln", "Os Miseráveis" e "Guia para um Final Feliz" lideram nomeações do Sindicato de Actores

Vencedores são anunciados a 27 de Janeiro, um mês antes dos Óscares.

Foto
Se se confirmar o favoritismo, Daniel Day-Lewis pode ser o primeiro actor a vencer um Óscar num filme de Spielberg DR

Estes três filmes concorrem assim na categoria principal dos prémios, a de Melhor Elenco, o equivalente a Melhor Filme, juntamente com Argo e O Exótico Hotel Marigold.

Daniel Day-Lewis, que no filme de Spielberg dá vida a Abraham Lincoln, o 16º presidente dos EUA, foi nomeado na categoria de melhor actor. Bradley Cooper, que em Guia para um Final Feliz, de David O. Russell, representa um homem bipolar que acaba de sair de um hospital para doentes mentais e tenta reconquistar a sua ex-mulher, foi também nomeado, concorrendo ainda com John Hawkes, pelo seu papel em Seis Sessões, de Ben Lewin, Hugh Jackman (Jean Valjean no musical Os Miseráveis, de Tom Hooper) e o veterano Denzel Washington, por Decisão de Risco, sobre um piloto de aviões que consegue salvar quase todos os passageiros de uma catástrofe aérea.

É na categoria feminina que o novo filme de Kathryn Bigelow, Zero Dark Thirty, apontado como um dos candidatos aos Óscares, consegue a única nomeação: Jessica Chastain. A actriz que protagoniza a caça a Bin Laden concorre a melhor actriz com Marion Cotillard (Rust and Bone, de Jacques Audiard), Jennifer Lawrence (Guia para um Final Feliz), Hellen Mirren (Hitchcock, de Sacha Gervasi) e Naomi Watts (The Impossible, de Juan Antonio Bayona).

Alan Arkin, Javier Bardem, Robert de Niro, Philip Seymour Hoffman e Tommy Lee Jones foram nomeados na categoria de melhor actor secundário e Sally Field, Anne Hathawaya, Helen Hunt, Nicole Kidman e Maggie Smith na de melhor actriz secundária.

Nas categorias dedicadas à televisão, Boardwalk Empire, Breaking Bad - Ruptura Total, Homeland - Segurança Nacional e Downtown Abbey foram algumas das séries mais nomeadas.

O anúncio dos vencedores acontece a 27 de Janeiro, em Los Angeles, apenas um mês antes dos Óscares. Estes prémios, votados pelos actores, são um indicador dos possíveis vencedores dos Óscares, uma vez que a grande parte destes, por serem membros da Academia, também votam nos Óscares.

A lista completa das nomeações pode ser consultada aqui