Mercado dos telemóveis acompanha queda da economia

No terceiro trimestre deste ano, foram vendidos menos 243 mil telemóveis em Portugal que no mesmo período do ano anterior. Mercado mantém-se vivo com vendas de telefones de baixo preço e smartphones

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Lançamento da quarta geração à espera do regulador Foto: Cláudia Andrade / PÚBLICO

No terceiro trimestre deste ano foram vendidas 1,13 milhões de unidades de telemóveis em Portugal, o que representa uma queda de 18% face ao período homólogo, de acordo com o estudo "IDC European Mobile Phone Tracker".

Esta queda deve-se essencialmente às vendas de telefones tradicionais, que registaram menos 679 mil unidades em relação ao mesmo período, traduzindo-se numa queda de 32%. Por outro lado, os smartphones venderam 451 mil unidades, representando um crescimento de 21% face ao mesmo período do ano anterior, garantindo uma quota de mercado de 40%.

“O terceiro trimestre foi o pior período de vendas de Verão de sempre no mercado de telemóveis em Portugal devido à forte queda do segmento dos telefones tradicionais e à contração da procura no segmento de smartphones”. Quem o diz é Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC.

Estes dados, quando comparados com os do segundo trimestre deste ano, mostram-se ligeiramente mais animadores já que se registou uma subida de 4,7%. Porém, Francisco Jerónimo explica que estes resultados justificam-se com o aumento da procura de telemóveis por parte dos emigrantes portugueses, que necessitam de estar contactáveis quando visitam o país, levando assim a um aumento de vendas no terceiro trimestre.

A IDC avança ainda que o mercado vai manter-se sem perspectivas de crescimento significativo num futuro próximo, estimando que as vendas continuem em queda até ao final do ano e em 2013. Como base do mercado, a IDC destaca os telefones de baixo preço e, em contraponto, os de gama alta, com especial enfoque para os produtos da Samsung e da Apple.

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