De Ceausescu a Perón, outras exumações famosas

Arafat não foi o primeiro nem será o último a ser desenterrado para que seja estabelecida a verdade dos factos.

Foto
O ditador Ceausescu foi fuzilado juntamente com a sua mulher Reuters

Para testar teorias de assassinato, para fazer testes de paternidade ou simplesmente para garantir a autenticidade dos cadáveres. Alguns exemplos de exumações célebres.

Salvador Allende
Os restos mortais do antigo Presidente socialista do Chile foram exumados no dia 23 de Maio de 2011 com o objectivo de estabelecer a verdade sobre as circunstâncias da sua morte a 11 de Setembro de 1973. Após os exames, os peritos médicos chilenos confirmaram a tese oficial de que Allende se suicidou a tiro no palácio presidencial em Santiago quando este estava a ser bombardeado por ordens do general golpista Augusto Pinochet.

Nicolae e Elena Ceausescu
Os corpos do antigo ditador romeno (1965-1989) e da sua mulher foram exumados a 21 de Julho de 2010 para que fossem feitos testes de DNA exigidos pelos filhos. Os testes confirmam que se travam mesmo dos cadáveres de Nicolae e Elena, exucutados a tiro no dia 25 de Dezembro de 1989.

Simón Bolívar
O cadáver do herói da independência da América Latina foi exumado no dia 16 de Julho de 2010 para garantir a sua autenticidade e determinar as causas exactas da sua morte, a pedido do Presidente venezuelano Hugo Chávez. O corpo era de Bolívar, mas a tese de envenenamento lançada por Chávez não foi confirmada. Para a história ficará que Bolívar morreu de tuberculose em 1830 na Colômbia.

Juan Perón
O corpo do ex-Presidente argentino, eleito em 1946 e depois reeleito em 1951 e 1973, foi exumado em Outubro de 2006 em Buenos Aires para ser transferido para a sua antiga casa de campo em San Vicente e para permitir um teste de paternidade exigido por uma mulher de 72 anos. Os exames determinaram que Martha Holgado não era sua filha. Perón, casado três vezes, nunca teve filhos, pelo menos oficialmente reconhecidos.

Ernesto "Che" Guevara
Em Julho de 1997, após 30 anos de incertezas, as ossadas do guerrilheiro argentino que fez a revolução em Cuba ao lado de Fidel Castro foram exumados e formalmente identificados. Tinham sido descobertas numa vala comum perto da pista do aeródromo de Vellegrande (sudeste da Bolívia). Che, capturado pelo exército boliviano e executado em Outubro de 1967, foi finalmente enterrado em terra cubana, num mausoléu em Santa Clara, ao lado de muitos companheiros de armas.

Haile Selassie
Os restos mortais do último imperador da Etiópia foram descobertos em Fevereiro de 1992 e exumados de uma vala em Addis-Abeba para onde foram atirados pelos líderes da revolução de 1974. Só em Novembro de 2000, ou seja, 25 anos após o seu assassinato em circunstâncias misteriosas, Selassie foi enterrado numa igreja de Addis-Abeba, na presença da família imperial.

Lee Harvey Oswald
O alegado assassino do Presidente americano, John Fitzgerald Kennedy, foi exumado em 1981 a pedido de um advogado britânico, Michael Eddowes, que defendia a tese de que o verdadeiro assassino de Kennedy era um agente russo que se tinha feito passar por Oswald e que estaria sepultado no lugar do americano. A autópsia confirmou que o cadáver enterrado em Fort Worth (Texas) era mesmo o de Oswald.

Sugerir correcção
Comentar