Desempregados inscritos nos centros de emprego cada vez mais próximos dos 700 mil

Foto
Obrigação de comparecer no controlo quinzenal acaba a partir de Outubro Jorge Silva

Em Outubro, havia 695 mil desempregados registados, mais 127.750 do que há um ano.

As estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEGP) divulgadas esta quinta-feira dão conta de um aumento anual de 22,5% do número de desempregados registados entre Outubro deste ano e o mesmo mês de 2011. Em relação ao mês anterior, o aumento do número de inscritos foi de 1,7% o que se traduz em mais 11433 desempregados.

Os números do IEFP revelam que o número total de desempregados continua a bater recordes e aproxima-se cada vez mais dos 700 mil.

Os jovens foram os mais afectados pelo crescimento anual do desemprego, registando um aumento de 26,7%, enquanto os adultos desempregados passaram a ser +21,9% do que há um ano atrás.

Todos os níveis de escolaridade sofreram um aumento do número de inscrições mas é entre os desempregados com o ensino superior que a subida homóloga foi mais pronunciada. Os centros de emprego tinham mais 43,1% de inscritos em Outubro.

“Tanto os desempregados inscritos há menos de um ano, como os de longa duração, aumentaram em termos anuais, 24,1% e 20,1%, respectivamente”, revelam as estatísticas.

O aumento das inscrições face há um ano atrás ocorreu em todas as regiões, em particular na Madeira (+32,3%) e no Alentejo (+32,2%), mas o Norte continua a ser a região que contabiliza mais desempregados. Relativamente ao mês de Setembro também ocorreu um crescimento do número de inscritos, com destaque para o Algarve que sofreu um aumento de 9,1%.

Função pública e professores entre os mais afectados

O aumento do desemprego afectou sobretudo os quadros superiores da administração pública, que registou uma subida anual de 166%, embora este grupo se apresente “pouco expressivo” no total do desemprego, ressalva o IEFP.

Destaque também para a subida de 67,7% dos docentes do ensino secundário, superior e profissões similares e dos especialistas das ciências físicas, matemáticas e engenharia, com mais 48,2% desempregados do que há um ano.

O fim de trabalho não permanente continua a ser o principal motivo de inscrição, com 27876 desempregados registados ao longo do mês de Outubro (mais 3,3% face ao mesmo mês de 2011). Em segundo lugar, aparecem os despedimentos, com 16,3% de aumento face a Outubro de 2011. Os despedimentos por mútuo acordo aumentaram, por sua vez, 41,1%, para 2831 inscritos ao longo do mês.

Os números revelam ainda um aumento muito expressivo, de quase 56% do número de pessoas que ficaram desempregadas e que antes trabalhavam por conta própria.

O número de desempregados registados como “ocupados” (por estarem integrados em programas de emprego ou de formação profissional) mais do que duplicou (132,8%) para 72412 indivíduos no espaço de um ano.

Ontem, o Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados da taxa de desemprego do terceiro trimestre de 2013, dando conta de uma taxa recorde de 15,8%, com o número de desempregados em Portugal a ultrapassar os 870 mil. No trimestre anterior a taxa estava nos 15%.

Notícia actualizada às 12h37

Acrescenta dados sobre profissões mais afectadas pelo desemprego e sobre os motivos de inscrição.


Sugerir correcção
Comentar