Já há 43 processos de vítimas de Savile a pedir indemnização por abusos

Há já pelo menos 43 processos de vítimas do apresentador da BBC Jimmy Savile, que está a ser investigado por pedofilia, que pedem indemnizações por abusos sexuais. Os gestores da herança da ex-estrela da televisão pública britânica, falecido no ano passado, a BBC e cinco outras instituições reconheceram ter sido notificadas.

Foto
A herança de Jimmy Savile está avaliada em 5,3 milhões de euros Paul Hackett/REUTERS

Há já pelo menos 43 processos de vítimas do apresentador da BBC Jimmy Savile, que está a ser investigado por pedofilia. Os gestores da herança da ex-estrela da televisão pública britânica, falecido no ano passado, a BBC e cinco outras instituições reconheceram ter sido notificadas por advogados que representam vítimas que procuram indemnizações.

Um dos processos é apresentado por uma mulher que tinha apenas oito anos quando terá sido abusada por Savile, enquanto estava no hospital Stoke Mandeville, a recuperar de uma cirurgia – é a mais jovem das mulheres que se revelou como vítima do apresentador até agora. Este hospital, um dos que o apresentador patrocinava, é uma das instituições processadas.

Na semana passada, a herança de Savile, avaliada em 4,3 milhões de libras (5,3 milhões de euros) e gerida pelo banco NatWest, foi congelada, na expectativa de começarem a surgir processos reclamando indemnizações. A polícia suspeita de que existam pelo menos 300 vítimas do apresentador, que agiu como pedófilo sem ser incomodado e com amplo acesso a menores durante a sua carreira de quatro décadas.

Por outro lado, a BBC confirmou que 20 funcionários actuais da estação estão a ser alvo de uma investigação interna por denúncias de abusos sexuais, adianta o jornal The Guardian. “Todas as acusações são transmitidas à unidade de investigação da BBC ou à polícia, conforme for apropriado. À medida que forem sendo investigadas – o que pode resultar em novas acções ou no esclarecimento da situação – os casos serão encerrados”, disse uma porta-voz da BBC.

Vários departamentos de polícia deveriam ser alvo de uma investigação independente, disse ainda ao semanário The Observer um dos advogados que representa sete das vítimas, Alan Collins.

Foram apresentadas queixas contra Savile pelo menos em Surrey, Sussex e Jersey – mas a polícia deixou sempre cair os casos e é possível que tenham sido apresentadas mais queixas. “Precisamos de saber: será que analisaram as suas bases de dados? Falaram entre si? Houve polícias que tiveram queixas e que não agiram, por algum motivo. Isto é um sério motivo de preocupação”, disse o advogado.

Sugerir correcção
Comentar