Plataforma online dá a conhecer fauna e flora de Vila Real

Foto
Lobo ibérico é uma das espécies que existem no concelho Foto: Pedro Cunha

A câmara e a universidade de Vila Real lançaram uma plataforma na Internet que concentra dois anos de investigação sobre a biodiversidade do concelho e possibilita uma viagem virtual pela fauna e pela flora locais.

A Plataforma da Biodiversidade foi desenvolvida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, que contou com 1,7 milhões de euros para a protecção das espécies da flora e da fauna do concelho.

O vereador do Ambiente, Miguel Esteves, explicou que a nova ferramenta, que classificou como “pioneira no país”, permite “explorar, através da Internet, o concelho”.

Em causa estão dois anos de investigação e de monitorização no terreno realizadas pela UTAD. Nesta plataforma será possível saber, através da georreferenciação, onde se encontram determinadas espécies no território.

No concelho destacam-se animais como o lobo ibérico, a gralha-de-bico-vermelho ou a borboleta azul.

A pesquisa pode ser feita por espécie ou por zonas e estão ainda disponíveis informações sobre a biologia, o habitat ou o estado de conservação de cada espécie animal ou vegetal. O projecto permite ainda identificar um conjunto de percursos pedestres e de pastoreio e os rios do concelho.

Mais tarde, a plataforma estará ainda disponível em inglês.

O encerramento do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real ocorrerá com realização de um fórum internacional agendado para 21 e 22 de Março de 2012.

Antes, o município transmontano vai ainda requalificar o Parque Corgo e recuperar as margens do rio. A intervenção está orçada em cerca de 800 mil euros.

O projecto prevê a recuperação de pequenas represas que conduziam a água pelas levadas para regar os terrenos agrícolas e de alguns antigos moinhos.

Vai ainda ser construído um novo caminho na margem esquerda do rio que vai servir as hortas comunitárias que a autarquia vai disponibilizar para as famílias carenciadas.
 

Sugerir correcção
Comentar