Sonae entra na corrida à privatização da ANA

Foto
Sonae Sierra integra consórcio da Corporación America Nelson Garrido

O grupo detido por Belmiro de Azevedo integra um dos consórcios que apresentou quarta-feira propostas não vinculativas para comprar a gestora aeroportuária do Estado.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Sierra (participada do grupo Sonae, que também detém o PÚBLICO) informa que “tem uma participação minoritária no consórcio liderado pela Corporación América”, um grupo de capitais argentinos.

Para já, a empresa que faz parte do universo do grupo fundado e presidido por Belmiro de Azevedo, diz que integrou o consórcio para “analisar com interesse a privatização da ANA”. A proposta não vinculativa foi apresentada ao Governo na passada quarta-feira, a data definida para a entrega das ofertas preliminares.

“A expressão desta participação será definida no decorrer do processo. O valor deste investimento resulta das sinergias e horizontes estratégicos que poderão vir a ser proporcionados ao grupo Sonae Sierra”, refere o comunicado.

A Parpública comunicou hoje que oito investidores, muitos em forma de consórcio, entregaram propostas não vinculativas. Um deles foi a Corporación América, em consórcio com outros dois grupos portugueses, além da Sonae Sierra: a Empark e a Auto Sueco. A parceria inclui ainda os brasileiros da Engevix.

Do universo de investidores que entregaram ofertas preliminares fazem parte também a Odinsa, grupo colombiano que gere o aeroporto de Bogotá, capital da Colômbia, em consórcio com a construtora portuguesa Mota-Engil, que terá uma posição minoritária. Também a gestora do aeroporto de Frankfurt, a francesa Fraport, se associou à gestora de fundos IFM. Está ainda na corrida a brasileira CCR.

Notícia actualizada às 17h36: Foram acrescentados os nomes de alguns dos restantes interessados.
Sugerir correcção
Comentar