Desemprego regista novo recorde de 15,9% segundo o Eurostat

Fotogaleria
Foto: Adriano Miranda
Fotogaleria
Portugal tem a terceira taxa mais elevada da zona euro Adriano Miranda

A taxa de desemprego em Portugal terá atingido um novo recorde de 15,9% em Agosto, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo serviço europeu de estatísticas, Eurostat.

Os valores divulgados colocam Portugal com a terceira taxa de desemprego mais elevada da zona euro, após os 25,1% de Espanha e 24,4% da Grécia (valor de Junho), a distanciar-se da também muito elevada taxa irlandesa, que era de 15%.

Este novo valor é particularmente preocupante por indiciar uma tendência de subida também durante o Verão, um período em que normalmente há uma baixa devido a ser época alta para o turismo. O Eurostat calculou o desemprego de Maio em 15,5% e o de Junho e Julho em 15,7%.

Gráfico que mostra a evolução das taxas de desemprego segundo a estimativa mensal do Eurostat, os números oficiais do INE e a estimativa ajustada pelo Eurostat com os dados oficiais

A taxa de desemprego tem vindo sucessivamente a registar novos recordes e as previsões apontam para que assim continue durante mais algum tempo.

O valor conhecido nesta segunda-feira é um novo máximo registado desde o início da divulgação destes dados pelo Eurostat e pelo Instituto Nacional de Estatística (no segundo trimestre de 1983) e desde o início das séries longas do Banco de Portugal que, no caso do desemprego, remonta a 1953, utilizando um conceito mais lato do que o actual.

Os dados do Eurostat para Portugal são calculados com base na informação do INE, calibrados com informação do IEFP. O INE calcula apenas taxas trimestrais, e o Eurostat avança com valores mês a mês, que por isso são frequentemente sujeitos a revisão em função da nova informação que o INE vai divulgando.

O último valor do INE é de 15%, relativo ao segundo trimestre de 2012. O valor do terceiro trimestre deverá ser conhecido a 14 de Novembro, e é possível o valor hoje divulgado pelo Eurostat seja depois revisto.

Notícia actualizada às 10h43

Sugerir correcção
Comentar