UGT: Programa Impulso Jovem é de “difícil aplicação” no contexto actual

Foto
O ministro Miguel Relvas diz que é necessário desenvolver uma campanha de divulgação do Impulso Jovem Foto: Rui Soares/arquivo

O secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), João Proença, defendeu esta sexta-feira que o programa do Governo de combate ao desemprego “Impulso Jovem” é de “difícil aplicação” face à realidade actual das empresas, mas acredita numa boa divulgação da iniciativa.

João Proença falava aos jornalistas no final da assinatura de um protocolo entre o Governo e os parceiros sociais, à excepção da CGTP, de colaboração e divulgação do programa.

Para o líder da UGT será importante apostar numa campanha de informação, que faça chegar o programa ao maior número possível de destinatários. Reconheceu, contudo, que face ao actual contexto de crise e contenção das empresas, o programa será de “difícil aplicação”.

Para o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) , António Saraiva, é importante “levar a informação o mais longe possível”. Questionado sobre o reduzido número de pessoas que até agora procuraram o programa, António Saraiva desvalorizou a questão referindo que o programa “nasceu há muito pouco tempo”. “Admito que com uma maior divulgação possamos captar o interesse de mais jovens”, disse aos jornalistas.

Durante a cerimónia, o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, destacou importância de o Governo desenvolver uma campanha de divulgação das medidas contidas no Impulso Jovem. “Entendemos que esta campanha será tanto mais eficiente quanto mais for possível contar com o envolvimento de organizações mais directamente ligadas aos seus beneficiários”, disse Miguel Relvas.

A agência Lusa tentou saber junto do Governo quanto irá custar a campanha de divulgação do programa “Impulso Jovem”, mas tal não foi possível até ao momento.

Foram signatários deste protocolo o ministro Miguel Relvas, que preside à comissão de acompanhamento do programa, a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Confederação Empresarial de Portugal, a Confederação do Turismo Português e a UGT. De fora ficou a CGTP. A Intersindical considera que “aquele conjunto de medidas não resolve nada, é pura propaganda”, disse à Lusa Joaquim Dionísio, da comissão executiva da CGTP, acrescentando que a central sindical “não quis colaborar na passagem dessa mensagem, quando o Governo está a tomar medidas que vão no sentido contrário à promoção do emprego”.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Governo, até 22 de Agosto foram apresentadas 84 candidaturas para estágios, das quais foram deferidas 27.

Para os apoios à contratação foram apresentadas 35 candidaturas de postos de trabalho, 24 das quais para contratos a termo e 11 para contratos permanentes.

O Conselho de Ministros aprovou no início de Junho o programa de combate ao desemprego “Impulso Jovem”, que envolve mais de 344 milhões de euros e vai abranger 90 mil jovens.

O programa prevê, nomeadamente, uma redução da taxa social única (TSU) de 90 por cento, até ao montante máximo de 175 euros, para as empresas que contratem a termo jovens desempregados de longa duração, por um período mínimo de 18 meses.

O "passaporte emprego", que garante, no final de um estágio profissional de seis meses (com formação profissional mínima de 50 horas), um prémio de integração caso ocorra a celebração de um contrato de trabalho sem termo é outra das medidas do programa.

Sugerir correcção
Comentar