Ikea apaga foto de homenagem às Pussy Riot do catálogo russo

Imagem enviada por uma cliente para secção dedicada à criatividade dos clientes foi apagada pela marca sueca. Pussy Riot lamentam "medo" demonstrado pela Ikea

DR
Fotogaleria
DR
DR
Fotogaleria
DR

Um catálogo da Ikea com as Pussy Riot como protagonistas pode ter sucesso? Sim. A Ikea gosta da ideia? Aparentemente não.

Numa secção que a marca dedica aos clientes e onde os cibernautas podem votar na sua imagem preferida, apareceu uma imagem de uma catálogo da marca sueca com quatro mulheres com uma balaclava como protagonistas.

A fotografia foi enviada por uma pessoa que assinava com o nome Starovoitovade, a partir de Ekaterimburgo. A Ikea decidiu retirar a imagem pouco depois, num momento em que era já a mais votada da semana, com 1431 "likes".

Os protestos inundaram de imediato o site e a marca justificou-se com um aviso no próprio portal: "A Ikea é uma organização comercial que opera fora da política e religião."

O grupo punk feminista - que ficou mediático depois de, em Março, ter cantado uma "oração punk" anti-Putin na Catedral de Cristo Salvador, em Moscovo -, não ficou indiferente e lamenta a decisão da Ikea: "Podiam ter ganho muito com esta imagem, mas não o fez por medo. As ideias e convicções das Pussy Riot são mais amplas e profundas do que as da marca".

Três das integrantes da banda foram presas no dia 17 de Agosto, acusadas de vandalismo, e cumprem uma pena de dois anos de prisão efectiva. 

Sugerir correcção
Comentar