McDonald’s vegetariano? Sim, na Índia

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McDonald's em Nova Deli, onde continuará a haver hambúrgueres de carne Manan Vatsyayana/AFP

Primeiro vieram as saladas, e em Portugal até há sopa no menu. Mas nunca houve um McDonald’s sem hambúrguer, até agora. Os primeiros restaurantes da catedral da “fast food” completamente vegetarianos vão abrir na Índia no próximo ano.

As motivações religiosas no país onde as vacas são consideradas sagradas foram encaradas como uma oportunidade de negócio para a cadeia que tem cerca de 33.000 restaurantes em todo o mundo, mas 271 em toda a Índia. Estes destinam-se muitas vezes a turistas apressados que visitam o país e despacham as refeições com um hambúrguer para não roubarem muito tempo às visitas, mas não só. Há cada vez mais indianos, sobretudo jovens, que se tornam clientes de refeições rápidas e baratas.

Na Índia grande parte da alimentação é vegetariana, os indianos são 1205 milhões e isso terá sido motivo mais do que suficiente para a McDonald’s pensar em abrir restaurantes onde não haverá hambúrgueres de carne. Os dois primeiros abrirão já no próximo ano. O primeiro ficará na cidade de Amritsad, um local sagrado para os sikh, confissão monoteísta que junta elementos do hinduísmo e do islão, onde milhares de pessoas visitam todos os anos o Templo Dourado. E o outro ficará em Katra, cidade que também é visitada por milhares de peregrinos hindus.

Se correr bem, a experiência não ficará por aqui e a própria McDonald’s já disse que se trata de um teste no mercado indiano que poderá servir de modelo a outros projectos. “Uma loja vegetariana faz todo o sentido em locais de peregrinação”, adiantou Rajesh Kumar Maini, porta-voz da McDonald’s na Índia citado pelo Financial Times.

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Maharaja Mac, à base de galinha Ivan Lian/Flickr

Os pratos, sem carne, poderão ser consumidos por hindus ou muçulmanos que não comem vaca ou porco. E eventualmente pelos turistas com preferência por comida vegetariana. Junto ao Templo Dourado, por exemplo, as autoridades religiosas proíbem mesmo o consumo de carne.

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McAloo Tikki, um “hambúrguer” à base de batata DR

“Neste momento a Índia é ainda um mercado muito pequeno – temos apenas 271 restaurantes dos 33.000 que existem em todo o mundo”, adiantou Rajesh Kumar Maini. “Pequeno” para a McDonald´s – ainda assim meio milhão de clientes por dia dos 50 milhões em mais de 100 países – mas em franco crescimento, onde aumenta o número de famílias que poderão tornar-se clientes de um restaurante de refeições baratas.

A verdade é que, em vários locais do mundo, a cadeia de restaurantes já tinha mexido na quantidade de sal, introduzido saladas ou feito algumas alteração no menu para o adaptar a gostos locais, mas nunca tinha chegado tão longe. Na Índia o sucesso já era o McAloo Tikki, um “hambúrguer” à base de batata, picante como tanta comida tradicional. Ou o Maharaja Mac, à base de galinha. E agora será na Índia o primeiro restaurante da marca onde não se poderá pedir um Big Mac.

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