Blanco já é o ciclista com mais vitórias na história da Volta

Foto
Foto: DR

David Blanco confirmou na tarde deste domingo o triunfo na 74.ª edição da Volta a Portugal, o quinto do seu currículo na prova rainha do mapa velocipédico nacional. Com este título, o galego da Efapel-Glassdrive ultrapassa Marco Chagas, vencedor da prova em quatro ocasiões.

A etapa que ligava Sintra a Lisboa serviu apenas para consagrar Blanco, que depois do triunfo na Torre deixou escancaradas as portas de mais uma vitória na Volta a Portugal. No contra-relógio de sábado, o espanhol alargou para 22 segundos a vantagem sobre Hugo Sabido, o concorrente directo, e na capital limitou-se a gerir a margem de que dispunha.

A etapa, essa, foi ganha ao sprint pelo sul-africano Van Rensburg (MTN Qhubeka), com 3h58m45s, curiosamente o mesmo ciclista que tinha vencido a primeira etapa desta Volta a Portugal. Hugo Sabido, segundo da classificação geral, ainda discutiu o triunfo em Lisboa, terminando com o mesmo tempo de Rensburg mas na sexta posição.

Na classificação geral, Hugo Sabido (LA-Antarte) ocupou a segunda posição do pódio, a 22s,enquanto Rui Sousa (Efapel-Glassdrive) foi terceiro, a 57s. Mas quem centrou todas as atenções foi Blanco, naturalmente. "Esta foi a vitória mais saborosa [das cinco], porque era algo que o meu coração me pedia para tentar", afirmou o vencedor à RTP, no final da prova. "Às vezes os sonhos tornam-se realidade".

Notícia actualizada às 17h45
Sugerir correcção
Comentar