Conflito na Síria já causou mais de 200 mil refugiados

Foto
Mais de 30 mil sírios atravessaram na semana passada a fronteira para a Turquia, Líbano, Iraque ou Jordânia Foto: Ali al-Mashhadani/Reuters

O conflito na Síria já se prolonga há 18 meses e, para além de cerca de 23 mil mortos, já causou mais de 200 mil refugiados, segundo a ONU.

Só na semana passada mais de 30 mil pessoas atravessaram a fronteira para a Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia. Em cada dia passam a fronteira para a Jordânia mais de duas mil pessoas, e o número dos que fogem à guerra está a ultrapassar as estimativas do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), que previa a fuga de 185 mil pessoas até ao final do ano.

“Tem havido um aumento dramático do número de refugiados sírios em Agosto, agora são cerca de 200 mil”, confirmou Adrian Edwards, porta-voz do ACNUR, citado pela Reuters. “Vamos ter que rever os nossos planos”, admitiu.

É para a Turquia que tem partido grande parte dos refugiados que foge à guerra na Síria – eram já 74 mil registados até quarta-feira. Já nesta sexta-feira, o gabinete para a gestão de situações de emergência na Turquia adiantou que, nas últimas horas, tinham entrado no país 3500 pessoas vindas da Síria.

As autoridades de Ancara já têm manifestado preocupação quanto ao aumento do fluxo de refugiados. O ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davutoglu, disse esta semana que o país não terá capacidade para lidar com a situação se o número de refugiados ultrapassar os cem mil e sugeriu mesmo que seja criada uma “zona segura” para acolher os que fogem dentro da própria Síria, uma ideia que deverá apresentar durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU agendada para o próximo dia 30.

Mais campos de refugiados

Na Turquia estão a ser criados sete novos campos de refugiados para juntar aos nove que já estão instalados. Para a Jordânia atravessam a fronteira cerca de 2200 pessoas por dia, confirmou Edwards, as quais chegam sobretudo ao campo de Za’atri, onde esta semana nasceu o primeiro bebé.

Também para o Iraque já fugiram cerca de 16 mil sírios, e no Líbano estão registados 51 mil. “A deterioração das condições de segurança no Líbano [para onde o conflito na Síria já alastrou] está a prejudicar o nosso trabalho de apoio aos refugiados, mas as operações vão continuar”, garantiu Edwards.

No interior da Síria também já haverá mais de um milhão de deslocados internos e 2,5 milhões de pessoas a precisar de ajuda humanitária. Os confrontos prosseguem na segunda cidade, Alepo, mas também na capital, Damasco, onde as forças do Presidente Bashar al-Assad lançaram uma ofensiva em Darayya, um subúrbio da cidade, e pelo menos 72 pessoas morreram nos últimos três dias, grande parte civis, segundo fontes da oposição.

Sugerir correcção
Comentar