Salário médio da função pública era de 1.532 euros em Abril

Os funcionários da Administração Central do Estado ganhavam em Abril, em média, 1.532,5 euros de vencimento base mensal, com os trabalhadores do Ministério dos Negócios Estrangeiros a serem o mais bem pagos, foi hoje divulgado.

De acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público, se se adicionar à remuneração base dos trabalhadores da Administração Central, que representam 75% do total de funcionários públicos, o pagamento de subsídios, suplementos e prémios, o salário médio sobe para os 1.754 euros brutos (ganho médio mensal).

Os Negócios Estrangeiros surgem como o ministério mais bem pago, com uma média de vencimentos base de 2.071,6 euros, seguido das Finanças com 1.710,8 euros e Educação e Ciência com 1.647,5 euros.

Comparando os valores de Abril deste ano com os de Outubro do ano passado, o vencimento base dos funcionários públicos da Administração Central caiu 0,5% e o ganho médio mensal caiu 0,6%.

No conjunto das Administrações Públicas (Administração Central e Administração Regional e Local), o salário médio mensal registado em Abril era de 1.394,4 euros, enquanto o ganho médio mensal era de 1.578,2 euros.

A publicação trimestral da Síntese Estatística do Emprego Público traduz um compromisso do Governo assumido no Programa de Assistência Económica e Financeira.

Sugerir correcção