Foto

Batman, o cavaleiro das trevas, renasce hoje em 106 salas portuguesas

Depois de “Batman Begins” (2005) e de “O Cavaleiro das Trevas”, Christopher Nolan apresenta o outro lado do herói de banda desenhada

O filme “O Cavaleiro das Trevas Renasce”, de Christopher Nolan, da série protagonizada pelo herói de banda desenhada Batman, estreia-se hoje, em 106 salas de cinema em Portugal, informou a distribuidora.

A estreia internacional do filme foi ensombrada pelo tiroteio ocorrido no dia 20, numa sessão de cinema em Aurora, arredores de Denver, Colorado, nos Estados Unidos, na qual um atirador matou 12 pessoas. Outras 58 pessoas ficaram feridas. O tiroteio, atribuído a James Holmes, um estudante universitário de 24 anos, e que chocou os Estados Unidos, levou a Warner Bros. Pictures a cancelar algumas das iniciativas em torno do filme de Christopher Nolan, em sinal de luto pelas vítimas.

Apesar do choque, as receitas de bilheteira no fim-de-semana de estreia ultrapassaram, a nível internacional, os 240 milhões de euros. Os estúdios Warner Brothers anunciaram que irão fazer um donativo para associações de caridade no estado do Colorado, de apoio às vítimas.

“O Cavaleiro das Trevas Renasce” encerra uma trilogia realizada por Christopher Nolan e protagonizada por Christian Bale, em torno do herói de banda desenhada Batman. O cavaleiro das trevas de que fala o filme é Batman, vigilante da segurança de Gotham City, que, na nova história de Christopher Nolan, reaparece oito anos depois de um exílio por causa de Bane, um terrorista.

“Tanto Joker como Batman são personagens extremadas e a nossa intenção foi mostrá-los dessa forma no segundo filme. Neste, procurámos um inimigo que explorasse os limites físicos de Batman, e assim chegámos a Bane, que é uma personagem genial”, disse Christopher Nolan em Dezembro passado, quando foram reveladas as primeiras imagens do filme.

Além de Chistian Bale, fazem ainda parte do elenco Michael Caine, Gary Oldman, Anne Hathaway, Tom Hardy, Morgan Freeman, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cottilard. Os anteriores filmes da trilogia são “Batman Begins” (2005) e “O Cavaleiro das Trevas” (2008). O actor Heath Ledger foi distinguido, a título póstumo, com um Óscar de melhor actor secundário pelo papel de Joker, que interpretou no segundo filme da série.