Merida é a primeira heroína da Pixar
Foto
Merida é a primeira heroína da Pixar

Pixar tem primeira protagonista feminina e é uma princesa

A Pixar rendeu-se, pela primeira vez, ao mundo encantado das princesas. Na Escócia medieval, Merida é a protagonista de “Indomável”

Depois de 17 anos de resistência entre brinquedos, carros, animais e super-heróis, a Pixar rendeu-se, pela primeira vez, ao mundo encantado das princesas. Na Escócia medieval, Merida é a protagonista de “Indomável”.

O novo filme de animação pode ser visto nos cinemas portugueses a partir de 15 de Agosto.Não foi de ânimo leve que a Pixar decidiu embarcar no universo dos contos de fadas.

O novo filme demorou mais de cinco anos a ser desenvolvido e trouxe algumas dores de cabeça à equipa, que pela primeira vez entregou o papel principal a uma personagem feminina. 

“Indomável” (“Brave” na versão original) conta a história de Merida, uma princesa corajosa, que desafia os costumes ancestrais da Escócia, colocando em risco a governação do pai e a vida da mãe.

O regresso à normalidade exige desfazer uma maldição com a ajuda de uma feiticeira. Durante 17 anos, a Pixar procurou afastar-se do imaginário que a Disney (empresa-mãe da Pixar) mais explorou.

A aposta numa princesa como protagonista contraria, assim, a tendência da produtora de cinema de animação que, nos últimos anos, assinou filmes como “Monstros e Companhia”, “Carros” e “Toy Story”. 

O filme, realizado por Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell e produzido por Katherine Sarafian, é dedicado a Steve Jobs, cofundador da Pixar. Dianela Ruah é a actriz portuguesa que dá voz à princesa Merida no filme, juntamente com Paulo Oom e Helena Montez que interpretam outras personagens na versão dobrada para português.