Diesel classificado como cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde

Foto
O diesel e a gasolina libertam gases classificados como cancerigénos Rupak De Chowdhur/ Reuters

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) declararam nesta semana que os gases emitidos pelos motores a diesel são cancerígenos para o ser humano.

Passada mais de uma década da classificação dos gases provenientes de motores a diesel para o grupo 2A (provavelmente cancerígeno), estes foram reclassificados para o grupo 1 (cancerígeno para humanos), passando a integrar a mesma categoria que ocupa o arsénio, álcool, tabaco, gás mostarda, entre outros.

"Os testes científicos são irrefutáveis e as conclusões do grupo de trabalho [da OMS] foram unânimes: o fumo libertado pelos motores a diesel provoca cancro do pulmão", declarou o médico Christopher Portier, presidente da Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro.
A população mundial foi aconselhada a reduzir sua exposição a estes gases e rever os limites de emissão aceites até agora para este combustível.

Esta decisão é resultado de uma reunião de especialistas independentes que avaliaram as provas científicas mais recentes sobre o potencial cancerígeno dos gases libertados pelo diesel e pela gasolina.

Sugerir correcção
Comentar