Notícia do <i>Spiegel</i>

Alemanha prepara plano com seis pontos para estimular crescimento na Europa

Foto
Foto: Johannes Eisele/ AFP Photo (arquivo)

O Governo alemão está a preparar um plano com seis pontos com que pretende apoiar o crescimento económico nos países em dificuldades na zona euro, que prevê, entre outros aspectos, a instauração de zonas francas. A notícia está a ser avançada pelo semanário alemão Spiegel na edição online.

Berlim mostra-se favorável à criação de zonas económicas especiais nos estados da zona euro abalados pela crise da dívida. A ideia seria atrair investidores estrangeiros com benefícios fiscais e regras menos rígidas, relata esta publicação semanal alemã, que não cita fontes, atribuindo a autoria do plano à administração federal alemã.

O plano germânico prevê também que os Estados em crise reformem o seu mercado de trabalho com base no modelo laboral alemão, tornando mais flexível a protecção contra os despedimentos ou diminuindo os custos salariais.

Para ultrapassar as suas dificuldades, estes Estados também deveriam criar organismos para superviosonar e conduzir a privatização de empresas públicas, um modelo privilegiado pela Alemanha após a reunificação, para ceder os bens da ex-RDA.

Outra ideia deste projecto é a do desenvolvimento de um sistema de formação profissional semelhante ao da Alemanha, para formação dos jovens nos países mais atingidos pelo desemprego. O modelo alemão deixa um grande espaço à formação nas empresas.