A iniciativa “Ideias para Lisboa” é lançada pela autarquia boetter
Foto
A iniciativa “Ideias para Lisboa” é lançada pela autarquia boetter

Tens uma ideia para Lisboa? Escreve-a num post-it

Até 31 de Maio, quem passar pela Rua Augusta, na Baixa, pode dirigir-se entre as 10h e as 18h à entrada do Mude e escrever num post-it a ideia que gostaria de ver concretizada na cidade

Os papéis coloridos já estão a decorar a fachada do Museu do Design e da Moda de Lisboa (Mude), agora faltam as ideias. A partir de hoje, dia 23, e até ao final do mês, os cidadãos podem escrever num post-it as suas propostas para a cidade. As melhores concorrem aos 2,5 milhões de euros do Orçamento Participativo.

A iniciativa “Ideias para Lisboa” é lançada pela autarquia, com um duplo objectivo: assinalar o terceiro aniversário do Mude, que se comemora esta semana, e ao mesmo tempo promover o Orçamento Participativo (OP) 2012, que destina 2,5 milhões de euros para concretizar as aspirações de quem vive em Lisboa.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai dar o pontapé de partida às 18h30 desta quarta-feira. Içado por uma grua, o autarca vai substituir um dos 55 mil post-it em branco, já colados num mural gigante, por outro em que está escrita a ideia de um cidadão. A vereadora da Economia, Graça Fonseca, que tem o pelouro do OP, vai acompanhá-lo.

PÚBLICO -
Foto
Post-it coloridos estão colados num enorme mural que cobre a fachada do Mude, em Lisboa DR

Até 31 de Maio, quem passar pela Rua Augusta, na Baixa, pode dirigir-se entre as 10h e as 18h à entrada do Mude e escrever num post-it a ideia que gostaria de ver concretizada na cidade. Desde que respeitem o regulamento do OP (disponível no site da câmara), as propostas serão depois votadas em conjunto com as restantes apresentadas via Internet ou entregues na câmara.

Depois de analisadas pelos serviços municipais, as melhores propostas vão a votos entre 17 de Setembro e 31 de Outubro. Segundo a organização, para já não faltam ideias: já há vários post-it preenchidos, que serão colados nos próximos dias.