Entrevista de Assunção Cristas

Governo admite que o preço da água vai subir

Foto: Pedro Cunha
Foto
Foto: Pedro Cunha

A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território assumiu que o preço da água vai subir, após a privatização da gestão do sector.

Assunção Cristas fez esta revelação durante uma entrevista ao Diário Económico, ao responder sobre como resolver “o problema de ter populações e autarquias habituadas a pagar a água abaixo do seu custo”.

“Muitas vezes perguntam-se se a água vai ficar mais cara. A água não vai ficar mais cara por causa disto”, respondeu, referindo-se à questão da privatização da gestão da água, que tinha sido abordada antes. A ministra (do CDS-PP) não adiantou qualquer outra informação sobre o aumento de preços ao consumidor.

Questionada sobre se o sector das águas deve ser do domínio público, Assunção Cristas tinha dito que “a opção do Governo não é privatizar, mas sim manter toda a propriedade sobre a água e apenas concessionando a sua gestão”.

A opção por não manter tudo público resulta quer de o Governo entender que “podem existir ganhos de eficiência na gestão” por privados, mas também porque precisa de dinheiro para os investimentos necessários na rede de água.