Liberais perdem no Sarre e dificultam ainda mais a governação de Merkel

Foto
Os resultados no Sarre são mais uma dor de cabeça para Merkel AFP

Os aliados liberais da chanceler alemã, Angela Merkel, no governo federal foram esmagados nas eleições antecipadas que se realizaram neste domingo no estado do Sarre.

Não passaram do 1,5% dos votos, uma estrondosa derrota em relação a 2009, quando obtiveram 9,2%. Com este resultado, não terão sequer representação no parlamento estadual.

A queda acentuada dos liberais nos estados, diziam os analistas antes do escrutínio e quando se adivinhava já este resultado, poderá levar Merkel a considerar desfazer-se dos seus parceiros de coligação governamental.

Os desentendimentos entre a União Cristã Democrata (CDU) e os liberais já tinham começado e foi devido à ruptura da coligação no Sarre — CDU, liberais e Verdes — que as eleições foram convocadas.

A CDU conseguiu 34,5% dos votos e o Partido Social Democrata, que foi a força política que mais subiu, ficou com 31%. O governo deste estado deverá ser assumido por uma aliança entre cristãos-democratas e sociais-democratas, que em conjunto já governaram a Alemanha durante o primeiro mandato de Angela Merkel (2005-2009).

O partido de esquerda radical Die Linke ficou com 16% dos votos e os Verdes com cinco por cento.

Sugerir correcção
Comentar