Cotações do BES e Millennium dispararam em bolsa

Foto
Foto: Pedro Cunha

As cotações das acções do BES e do Millennium BCP estavam hoje em alta acentuada, de respectivamente 6,18% e 4,46% às 13h25, num dia em que a tendência na banca dos principais países europeus não era clara.

As acções do BPI também valorizavam, 1,84%, e apenas as do Banif caíam (-1,77%), depois de já terem estado a desvalorizar mais de 2,5% ao início da manhã.

Nas principais bolsas da Europa não havia grandes oscilações nas cotações da banca, com algumas a subir a outras a descer. Nas últimas semanas, as cotações da banca europeia têm estado muito voláteis.

O comportamento das cotações do BES e do Millennium pode ser ainda rescaldo da operação de financiamento ilimitado a três anos do BCE no início da semana, mas no segundo caso pode também relacionar-se com a notícias (no PÚBLICO de hoje) de que a banca chinesa poderá entrar no seu capital – o que terá sido abordado entre as autoridades portuguesas e Pequim na sequência da venda da EDP à empresa chinesa Três Gargantas.

No caso do BES, houve hoje uma emissão obrigacionista emitida pelo Estado de mil milhões de euros.

Ao início da manhã, as acções do Millennium eram já das que mais valorizavam (+2,68% às 8h50), mas então eram ofuscadas pela valorização da EDP e da EDP Renováveis, cuja cotação disparou após o Governo ter decidido a venda de 21% do seu capital à empresa Três Gargantas da China.

Sugerir correcção
Comentar