Um dos maiores fabricantes de roupa interior da Europa é português e aposta na saúde

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A Impetus está a tentar entrar em novos mercados através da inovação Foto: Paulo Pimenta

Parceria com o Grupo de Investigação em Materiais Fibrosos da Universidade do Minho resultou na criação de um tecido inovador capaz de conter perdas moderadas de urina.

Foram os números que chamaram a atenção da Impetus, empresa têxtil de Barcelos, especializada no fabrico de roupa interior. Em Portugal, 600 mil pessoas têm problemas de incontinência, mais de metade dos residentes em lares de terceira idade são incontinentes e 28,7% dos atletas entre os 14 e os 40 anos sofrem de perdas de urina devido ao esforço físico. Em França, há quatro milhões de pessoas com este problema; nos Estados Unidos, são 30 milhões.

"Para além da roupa interior e das marcas que possuímos, entendemos que poderíamos ir mais além. Com o nosso conhecimento e o da Universidade do Minho, poderíamos produzir produtos que iriam além da moda, nomeadamente na área da saúde", diz Alberto Figueiredo, presidente da Impetus, numa declaração enviada por email.

O empresário está em constante movimento, com o tempo apertado pela agenda e dividido num negócio que arrancou em 1974 e foi crescendo até atingir, em 2010, uma facturação de 32 milhões de euros, 775 trabalhadores e presença em 35 mercados. Depois da roupa íntima, mais focada na moda masculina, a Impetus decidiu alargar a visão comercial e ter "produtos com maior valor acrescentado, novos mercados" e, ao mesmo tempo, "contribuir para o bem-estar de muitas pessoas".

Com esta ideia em mente, a empresa têxtil que também representa em Portugal as marcas Eden Park e Coup de Coeur, lançou o desafio ao Grupo de Investigação em Materiais Fibrosos (FMRG - Fibrous Materials Research Group) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho para delinear um projecto de inovação. Raul Fangueiro, coordenador do FMRG, explica que a intenção é desenvolver "vestuário interior multifuncional para áreas técnicas avançadas, como a saúde e a protecção pessoal, recorrendo a fibras e estruturas fibrosas avançadas de última geração".

O primeiro resultado visível desta parceria já está à venda nas farmácias e parafarmácias, e através da Internet. Trata-se do Protech Dry, roupa interior para homem e mulher que pode ser usada em situações de perda de urina ligeira e moderada.

"Foi identificada uma lacuna no que diz respeito a vestuário interior reutilizável para homens com incontinência ligeira. Com o decorrer do projecto, verificou-se que os produtos existentes no mercado para este fim se constituíam de pensos descartáveis ou de vestuário interior com zonas absorventes bastante volumosas e desconfortáveis, e com problemas de vazamento de urina para o exterior", recorda Raul Fangeiro, professor e investigador.

Criou-se um grupo de trabalho que, durante dois anos, se dedicou a criar uma "estrutura fibrosa multifuncional inovadora", confortável, capaz de neutralizar o odor e com boa capacidade de absorção. A "estrutura" com três camadas está a ser alvo de um processo de registo de patente e faz parte de uma peça de vestuário interior comum, "não deixando transparecer a sua utilização".

O produto foi testado não só em laboratório, mas também por 30 doentes do Instituto Português de Oncologia que sofriam de pequenas perdas de urina e eram utilizadores regulares de pensos. Cada um recebeu dois exemplares do Protech Dry e os resultados foram animadores. Revelaram uma satisfação de 100% no conforto, absorção e desempenho, mesmo após repetidas lavagens. "O contacto com pacientes sofrendo desta patologia deixou transparecer o forte carácter emocional ligado a este problema, com impacto significativo na sua auto-estima", sublinha Raul Fangeiro. Depois de testado e aprovado, o produto foi certificado pelo Infarmed como dispositivo médico (classe I).

Além da roupa interior (slip e boxer para homem e cueca slip e alta para senhora), Alberto Figueiredo revela que foi desenvolvida uma protecção para os homens usarem nos calções de banho. A Impetus quer lançar ainda produtos com maior capacidade de absorção e já está a preparar uma linha para as mães usarem depois do parto.

Com 600 mil euros de investimento (e fundos de 265 mil euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional), a empresa de Barcelos espera atingir vendas de dez milhões de euros no primeiro ano de comercialização. Até 2013, a intenção é quadruplicar este valor.

Para conseguir atingir as metas, Alberto Figueiredo revela que, depois de uma primeira fase de comercialização apenas em Portugal, o Protech Dry vai ser posto à venda em Espanha e França, seguindo-se países como os Estados Unidos, Brasil e alguns países árabes.

A contribuição das vendas deste produto para o volume de negócios total da Impetus ainda não será visível no próximo ano. "Em termos de grupo, a Impetus prevê ultrapassar os 40 milhões em 2011. Esperamos continuar a crescer e com o sucesso do Protech Dry o crescimento poderá ser enorme", prevê o presidente do grupo.

Com uma produção anual de 15 milhões de peças, a empresa têxtil exporta 97% do que faz e no mercado europeu tem filiais próprias em Espanha, França e Reino Unido. Rússia, México e China também recebem a roupa interior da marca portuguesa.

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