Espanha

Galiza inaugurou os seus primeiros 150 quilómetros de comboio de alta velocidade

A rede espanhola de alta velocidade já tem 2.900 quilómetros
Foto
A rede espanhola de alta velocidade já tem 2.900 quilómetros Manuel Roberto

A Galiza tem a partir deste sábado os primeiros 150 quilómetros de comboio de alta velocidade, a ligar as cidades de Corunha, Santiago de Compostela e Ourense, tornando realidade um “sonho colectivo”, segundo o ministro de Fomento, José Blanco.

O ainda responsável pelo Ministério de Fomento participou no seu último acto como ministro na Galiza, segundo disse, estando acompanhado pelo presidente da Junta, Alberto Nunez Feijóo, e o presidente das Asturias e ex-ministro de Fomento, Francisco Álvarez Cascos.

O comboio Avant, que hoje marcou o início da ligação ferroviária em alta velocidade, será substituído no próximo ano por comboios híbridos que vão reduzir um pouco mais o tempo de trajecto.

No seu discurso, o ministro de Fomento recordou que a construção desta infra-estrutura resultou de um investimento do Governo espanhol de mais de 3,3 mil milhões de euros. O governante salientou que a concretização desta linha alarga em 150 quilómetros a rede espanhola de alta velocidade que já tem 2.900 quilómetros.