Mourinho eleito estrela rock do ano pela Rolling Stone em Espanha

Capa da edição de Dezembro 2011 da revista
Foto
Capa da edição de Dezembro 2011 da revista DR

O treinador português de futebol José Mourinho, líder do banco do Real Madrid, foi eleito a "rockstar" de 2011 pela edição espanhola da revista Rolling Stone. A revista coloca Mourinho na capa e, no interior, traça um extenso perfil do homem que é especialista na "arte maquiavélica de chatear toda a gente".

No site da revista, reproduz-se a capa do último número de 2011 e revela-se que a edição tem para oferecer a história de como "um português arrogante e provocador controla o planeta".

O longo perfil de "Mou" – como é apelidado em Espanha, onde treina o Real Madrid desde a época 2010-2011– foi escrito por Eleonora Giovio, jornalista do "El País" que acaba por concluir que, na intimidade, o homem que já se sagrou campeão nacional de futebol em Portugal, Inglaterra e Itália é totalmente diferente da figura pública que ganhou fama em Inglaterra como o "Special One".

"A atitude desafiante, a mensagem polémica, a inteligência impertinente e, sobretudo, a atitude provocadora que mostra no banco e nas salas de imprensa" foram motivos que colocaram "Mou" na capa de uma revista especializada em música.

José Mário dos Santos Mourinho Félix, de 48 anos, conquistou 18 títulos oficiais como treinador. Uma lista em que avultam duas Ligas dos Campeões (FC Porto e Inter), uma Taça UEFA (FC POrto), dois campeonatos de Itália, uma Taça e uma Supertaça de Itália, tudo ao serviço do Inter de Milão, dois campeonatos da Premier League e uma taça da liga inglesa (com o Chelsea, uma taça de Espanha (Real Madrid), dois títulos nacionais de Portugal, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, com o FC Porto.

Formado pelo antigo ISEF, actual Faculdade de Motricidade Humana, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2009