Universidade Nova disponibiliza bicicletas a alunos e funcionários

Iniciativa no campus de Campolide chama-se “Novamente a Pedalar” e pretende também impulsionar o exercício físico e um ambiente sustentável no mundo universitário

Foto
Bicicletas vão ser alugadas a um euro por hora loop_oh/Flickr

A Universidade Nova de Lisboa vai disponibilizar, no seu campus de Campolide, bicicletas a professores, funcionários e alunos a um euro por hora para promover este meio como um transporte alternativo e mais económico.

A iniciativa chama-se “Novamente a Pedalar”, vai ser lançada no dia 18 de Novembro, sexta-feira, e pretende também impulsionar o exercício físico e um ambiente sustentável no mundo universitário.

Miguel Cambão, responsável pelo serviço de espaços verdes e manutenção da universidade, foi o mentor do projeto. “A bicicleta faz parte da minha vida. Sou um utilizador frequente e assíduo. Reuniu-se um conjunto de circunstâncias que levou a isto: ser um transporte sustentável, a crise que também nos conduz neste sentido porque é um transporte com custos muito baixos e a vontade de alguns alunos”, disse à Lusa.

Projecto-piloto pode ser alargado

Miguel Cambão adiantou que este é um projeto-piloto que, se for bem sucedido, será alargado às outras faculdades da Nova. Fonte da universidade acrescentou que, a partir de janeiro, será criado um “prémio” para o utilizador mais frequente. As bicicletas poderão ser utilizadas para deslocações dentro e fora do campus, sendo uma “forma engraçada e barata de os alunos ERAMUS conhecerem a cidade”, disse a fonte.

A brasileira Carolina Oliveira, de 23 anos, é uma aluna de mestrado na Nova de Campolide, está há três meses em Lisboa depois de ter passado por Londres e considera que esta é uma iniciativa “excelente”. “Acho muito bem que a Nova esteja a implementar aqui o uso da bicicleta. Muitas universidades já o fazem. Alguns colegas têm preconceito de andar de bicicleta em Lisboa por causa das colinas, mas ando de bicicleta todos os dias e não tenho problemas nenhuns”, afirmou.

A estudante pretende criar na faculdade um Clube de Ciclismo e acha que esta iniciativa vai motivar os alunos a juntarem-se ao clube. No campus de Campolide, que tem cerca de cinco mil pessoas, vão ser disponibilizadas dez bicicletas a um euro por hora. “NOVAmente a pedalar” vai ser lançada na sexta-feira à tarde, por ocasião da cerimónia de entrega de prémios e diplomas 2011 da Faculdade de Economia.

Sugerir correcção
Comentar