Portugal precisa de sorte para evitar colossos

Foto
Portugal festeja o apuramento para o Euro 2012 José Manuel Ribeiro/Reuters

Grupo da morte: Espanha, Alemanha, Portugal e França. Grupo acessível: Polónia, Rússia, Portugal e Irlanda. Estes são, na teoria, os dois extremos para a selecção portuguesa no sorteio da fase final do Euro 2012, marcado para 2 de Dezembro, em Kiev (Ucrânia).

Segundo as contas do PÚBLICO, com base nos critérios da UEFA para definir os rankings de selecções europeias, Portugal subiu nesta terça-feira ao 9.º lugar, ultrapassando a Suécia e a Dinamarca.

O efeito prático desta subida é que a equipa portuguesa salta do pote 4 para o 3, o que, na prática, nem é assim tão positivo quanto isso. Portugal estará no sorteio com a certeza de que a Grécia de Fernando Santos, a Suécia e a Croácia não lhe aparecem pela frente na fase de grupos, mas em contrapartida passa a ter a França no lote de possíveis adversários.

Em relação a anteriores sorteios de fases finais, o Euro 2012 tem uma particularidade. É que o facto de os dois organizadores (que são sempre cabeças de série) terem um ranking mais fraco, desloca para o segundo e terceiro potes equipas fortes, o que baralha a lógica destes sorteios.

Assim, e sabendo-se que as fases de grupos de Europeus são habitualmente mais difíceis do que as dos Mundiais, Portugal pode deparar-se com cenários muito abrangentes. Por um lado, está exposto a vários colossos do futebol europeu, podendo, por exemplo, partilhar simultaneamente o grupo com Espanha, Alemanha e França — curiosamente, se a equipa de Paulo Bento se tivesse apurado ontem no desempate por penáltis permaneceria no pote 4 e evitaria a França.

A presença da Polónia e da Ucrânia no lote de cabeças de série, por outro lado, também abre a porta para grupos mais acessíveis, desde que o adversário do pote 2 seja a Rússia e o do pote 4 não seja a França.

Certo é que, independentemente dos adversários, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já garantiu um encaixe de oito milhões de euros só pela qualificação para a fase de grupos, em que cada triunfo vale um milhão de euros (o empate vale 500 mil). Já quem se apurar para os quartos-de-final encaixa dois milhões. Parte desta receita será utilizada pela FPF para pagar o prémio de apuramento aos jogadores, estimado em cerca de 30 mil euros para cada um.

Potes para o sorteio do Euro 2012Pote 1

Ucrânia


Polónia


Espanha


Holanda


Pote 2

Alemanha


Itália


Inglaterra


Rússia


Pote 3

Croácia


Grécia


PORTUGAL


Suécia


Pote 4

Dinamarca


França


Rep. Checa


Irlanda


Notícia actualizada às 10h44 de 16/11/2011, após a UEFA confirmar os potes
Sugerir correcção
Comentar