Japão retoma crescimento no segundo trimestre

Foto
Iene vai continuar a valer mais do que o dólar e o euro Yuriko Nakao/Reuters

O Japão saiu da recessão com um aumento do PIB de 1,5% no segundo trimestre (Julho a Setembro) face ao trimestre anterior (Abril a Junho), anunciou hoje o Governo.

O PIB japonês mantém-se assim em linha com as previsões dos analistas, que apontam um aumento anualizado de 6,2% para o país. O crescimento é registado no segundo trimestre do ano fiscal japonês, que termina em Março de 2012 e reflecte uma recuperação depois do terramoto e do tsunami de 11 de Março.

De acordo com as previsões do Banco do Japão, a economia do país vai crescer 0,3% no ano fiscal de 2011 (a terminar em Março de 2012), 2,2% em 2012 e 1,5% em 2013.

O Japão mergulhou numa recessão no quarto trimestre de 2010 devido a uma forte diminuição das exportações e do consumo. A queda foi ainda mais acentuada depois do terramoto de Março. O desastre natural destruiu várias fábricas, cadeias de distribuição e muitas empresas e danificou em grande escala a central nuclear de Fukushima.

Depois do terramoto e do tsunami a produção baixou e, consequentemente, as exportações. As famílias também diminuíram significativamente o consumo mas, no final de Setembro, os dados mostravam uma recuperação de 1% no consumo privado. Também as exportações registaram um aumento de 6,2% entre Julho e Setembro, face ao trimestre anterior.

Os economistas dizem que o iene vai continuar elevado, o que vai dificultar os negócios de exportações. Nos últimos meses, a moeda japonesa atingiu valores recorde face ao euro e ao dólar, o que diminuiu grandemente a competitividade do arquipélago e as suas exportações, o grande motor da sua economia.

Sugerir correcção
Comentar