Uma visita íntima num estabelecimento prisional

Luís Vieira Campos filmou na prisão de Santa Cruz do Bispo para falar de "coisas que nos podem limitar"

Foto
A visita íntima acontece uma vez por mês DR

Há mais de um ano que a ideia está na cabeça de Luís Vieira Campos. Uma visita íntima num estabelecimento prisional. Só isso.

“Partiu da necessidade de falar de coisas que nos podem limitar. Esse foi o ponto de partida”, contou ao P3 o realizador. Até podia ter sido o tradicional mulher-visita-homem, mas uma visita ao Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo mudou tudo.

Um casal de ex-toxicodependentes apaixonou-se durante a fase de recuperação e está agora separado pelas grades da prisão. Aqui é ela (a actriz Sandra Salomé) quem cumpre uma pena. É ele (o actor Miguel Rubim) o visitante.

Foto
O filme fala das coisas que nos podem limitar DR

A prisão de Santa Cruz do Bispo encontra-se abrangida pela visita íntima, uma regalia alargada a todas as prisões portuguesas (masculinas e femininas) segundo o novo Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais, em vigor desde 10 de Junho.

Foto
A curta foi filmada em Santa Cruz do Bispo DR

Nesta curta, e na vida real, a visita íntima acontece uma vez por mês. “Dia de Visita” é “um filme sobre a contrariedade, sobre a forma como lidamos com os acontecimentos que não ocorrem de acordo com as nossas expectativas e os nosso desejos”.

Música de Manuel Cruz

A acção decorre ao ritmo do tema “Quem Sabe”, composto por Manuel Cruz – músico que já tinha trabalhado com Luís Vieira Campos na curta “Quando eu Morrer”, de 2006. Manuel Pinto Barros assina a fotografia, ficando o som a cargo de Miguel Santos.

Durante o processo de produção, foram gravados uma série de depoimentos, com as reclusas e técnicos deste estabelecimento prisional. O conjunto deste trabalho estará disponível em DVD.

A curta-metragem de ficção “Dia de Visita” – estreia hoje, dia 22, no Passos Manuel, no Porto – é a mais pura realidade. A preto e branco. A realidade e a ficção.

Sugerir correcção
Comentar