Explosão em complexo nuclear em França faz um morto e quatro feridos

Foto
Centraco fica ao lado do complexo nuclear de Marcoule (na foto) Foto: Sebastien Nogier/Reuters/arquivo

Uma explosão num local de tratamento e acondicionamento de resíduos nucleares no Sul de França fez, ao início da tarde, um morto e quatro feridos. No local trabalham 350 pessoas.

A Autoridade de Segurança Nuclear francesa (ASN) explica, em comunicado, que ao início da tarde ocorreu uma explosão na instalação nuclear Centraco (Centro de Tratamento e de Acondicionamento de resíduos de fraca actividade), nomeadamente num dos fornos onde são fundidos resíduos, com baixos níveis de radioactividade, vindos da indústria nuclear, laboratórios ou centros médicos.

A Centraco - cujas instalações se situam na região de Codolet, ao lado do complexo nuclear de Marcoule, e são geridas pela empresa Socodei (Sociedade de Acondicionamento e de Tratamento dos Resíduos de Efluentes Industriais) - accionou o seu plano interno de emergência, de acordo com o previsto. De momento não há conhecimento de qualquer fuga de radioactividade.

Os bombeiros, as autoridades municipais de Marcoule e a ASN confirmam que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, uma delas com gravidade.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança no local e a ASN já enviou para o complexo uma equipa de inspectores.

De acordo com informações da empresa Socodei, o principal objectivo das instalações da Centraco é "reduzir o volume de resíduos através da reciclagem, sempre que for possível, e do acondicionamento dos restantes resíduos". Grande parte destes resíduos tem origem no complexo nuclear de Marcoule, um dos mais importantes do país e um centro pioneiro da indústria atómica desde meados dos anos 1950. Estes são depois enviados para a agência nacional francesa para gestão de resíduos radioactivos (ANDRA).

França tem 59 reactores nucleares, sendo, por isso, o segundo país do mundo que mais produz energia nuclear – os Estados Unidos lideram a lista. De acordo com a Agência de Segurança Nuclear francesa, para 90% dos resíduos radioactivos gerados no país existem centros de armazenamento especialmente geridos para os receber; os restantes 10% - os de média e elevada radioactividade e de longa duração - que não têm solução são armazenados no seu local de produção.

Notícia em actualizaçãoVer Gard num mapa maior
Sugerir correcção
Comentar