Mais de 37 mil professores contratados sem colocação

Fenprof avalia que haverá menos cinco a seis mil contratados do que em 2010. Terão concorrido 50 mil professores

Foto
Publicada a lista de colocação de docentes Claudia Andrade/arquivo

Mais de 37 mil professores contratados não conseguiram lugar no concurso de colocação de docentes para o próximo ano lectivo. Terão concorrido mais de 50 mil.

A análise dos dados que constam das “Listas definitivas de ordenação, exclusão, colocação, de não colocação, de desistências e de retirados das necessidades transitórias 2011/2012”, publicadas dia 31 de Agosto pelo Ministério da Educação, é feita pela Fenprof (Federação Nacional de Professores).

Sobre os casos de professores com horários completos (que incluem os que renovaram as colocações e as novas colocações), Vítor Miranda, dirigente da Fenprof, refere que “teremos menos cinco a seis mil contratados do que no ano passado". Em 2010 houve 17 mil colocações”.

Resultado de medidas políticas 

“É o resultado das medidas recentemente tomadas pelo Ministério da Educação, nomeadamente com o fim da Área de Projecto”, afirma Miranda.

Há ainda “1630 professores efectivos que ficaram com horário zero, sem escola”, contabiliza Vítor Miranda, adiantando que 1300 destes docentes dos quadros com horário zero não conseguiram lugar nas listas definitivas de destacamento por ausência da componente lectiva e 330 não conseguiram lugar nas listas de destacamento por condições específicas.

Ainda longe de ter concluído a leitura das complexas listas divulgadas pelo ministério, o sindicalista avança ainda que “muito poucos professores do quadro terão transitado para outros estabelecimentos de ensino”.

A Federação Nacional da Educação (FNE) ainda não fez nenhum comentário aos resultados dos concursos, adiantando apenas que ainda está “a fazer as contas”. O Ministério da Educação já anunciou que deverá emitir um comunicado sobre esta matéria ainda hoje.

As listas do Ministério da Educação foram publicadas por volta das 15h30, ainda que a Fenprof tenha denunciado que terá existido uma “tentativa de publicação” durante a manhã, mas as listas, aparentemente com erros, terão sido retiradas pouco depois.

Notícia actualizada às 18h10

Sugerir correcção
Comentar