Sismo de magnitude 7,5 abala arquipélago no Pacífico

Foto
Vanuatu fica no Anel de fogo do Pacífico, uma das zonas com mais actividade sísmica do planeta Foto: USGS/DR

Um violento sismo ao largo de Vanuatu, de magnitude 7,5 na escala de Richter, sentiu-se de forma residual no arquipélago do Anel de fogo do Pacífico. Não há registo de feridos ou danos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que deu conta do abalo, não emitiu qualquer aviso de tsunami.

O epicentro ficou 61 quilómetros a sudoeste da capital de Vanuatu, Port-Vila, a uma profundidade de 40,6 quilómetros. A distância fez com que o sismo, que com esta magnitude pode fazer estragos consideráveis se acontecer em terra, pouco se sentisse no arquipélago.

As ilhas de Vanuatu situam-se no Anel de fogo do Pacífico, uma das zonas com mais actividade sísmica do planeta. O principal abalo foi seguido por uma réplica menor, de magnitude 5,9, cerca de 20 minutos mais tarde. Ainda assim, não se espera a formação de um tsunami de larga escala.

Todavia, a possibilidade de maremoto menor não é descartada. “Terremotos desta magnitude geram às vezes tsunamis locais, que podem ser destrutivos ao longo das costas localizadas dentro de uma centena de quilómetros do epicentro do terremoto”, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Sugerir correcção
Comentar