Cepsa passa para as mãos de Abu Dhabi e sai de bolsa

Foto
O fundo soberano de Abu Dhabi vai transformar-se no único accionista da Cepsa Kevin Coombs/Reuters

A administração da Cepsa aprovou ontem por unanimidade um parecer favorável à OPA (oferta pública de aquisição) apresentada pelo fundo de investimentos soberano de Abu Dhabi, a IPIC (International Petroleum Investment Company).

Esta OPA "amigável" irá culminar com a saída de bolsa da Cepsa, uma vez que a IPIC irá passar a ser o único accionista da petrolífera espanhola.

Em causa está um acordo que tinha sido anunciado em Fevereiro, celebrado entre a IPIC e a petrolífera francesa Total, para a compra dos 48 por cento que esta última detinha na Cepsa. O negócio está avaliado em 3,7 mil milhões de euros.

Uma vez que a IPIC já é proprietária de outros 47 por cento da companhia espanhola, a OPA agora aprovada dá ao fundo soberano o controlo quase total da empresa.

Quanto aos títulos que não forem adquiridos no âmbito desta operação em bolsa, a IPIC “exercerá o procedimento de venda forçada sobre as acções que não se apresentaram à OPA e procederá à sua aquisição, igualmente pelo preço unitário de 28 euros”, informou ontem a Cepsa em comunicado.

Os objectivos deste fundo soberano, como único accionista da petrolífera espanhola, são apostar “na sua consolidação como empresa espanhola, reforçando a sua posição” nesse mercado, incrementar as actividades de produção e exploração petrolíferas e aumentar a “projecção internacional” da empresa.

A IPIC é também um dos maiores accionistas da EDP, onde detém mais de 4,06 por cento do capital. A venda da participação do Estado na eléctrica portuguesa deverá acontecer até ao final de Setembro, já que a intenção do Governo é realizar esta operação no terceiro trimestre.

Sugerir correcção
Comentar