Rubalcaba abandona Governo espanhol

Foto
Rubalcaba estava a horas de ser proclamado candidato do Partido Socialista Operário Espanhol às próximas eleições. Foto: Susana Vera/Reuters

Alfredo Pérez Rubalcaba, vice-presidente, titular da pasta do Interior e ministro porta-voz anunciou hoje que abandona o Governo espanhol, a menos de 24 horas de ser proclamado candidato do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) às próximas eleições.

Foi durante a conferência de imprensa após a habitual reunião da sexta-feira do Executivo que Pérez Rubalcaba divulgou a sua saída do gabinete a que chegou, em Abril de 2006, como ministro do Interior.

Em Outubro passado, Rubalcaba foi nomeado vice-presidente do Governo e ministro porta-voz, no que foi uma aposta numa maior coordenação do gabinete.

Com o seu abandono do Executivo, o presidente do Governo espanhol, José Luíz Rodriguez Zapatero, vai ainda hoje remodelar o Governo. Assim, quando amanhã for proclamado candidato do PSOE, Alfredo Pérez Rubalcaba já terá toda a liberdade de movimentos que ele próprio reclamou. O que levará, para já, à consagração de um modelo bicéfalo – Zapatero presidente do Governo e líder dos socialistas, Rubalcaba cabeça de cartaz eleitoral –, embora a breve trecho o candidato deva tomar as rédeas do partido.

Sugerir correcção
Comentar