"Cidadãos portugueses" usam site da Moody's para mensagem provocatória

Foto
A mensagem que usa uma página da Moody's D.R.

Uma página no site da agência Moody’s exibiu durante esta quinta-feira uma mensagem provocatória em favor de Portugal. Foi o resultado da exploração de uma pequena falha informática, entretanto corrigida.

A página alterada mostrava a esfera armilar e uma foto da estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães. No texto, assinado por "cidadãos portugueses", lê-se, numa tradução livre: “A Moody's tem orgulho em anunciar que Portugal é agora um país classificado com AA+. Aqui na Moody’s somos pagos para dizer aquilo que os nossos amigo$ querem”.

A página em questão não existia nos servidores do site da agência, que não foram afectados. O que acontece é que ao acrescentar elementos específicos ao endereço da página do site, os atacantes conseguiram fazer com que esta exibisse um ficheiro de imagem, que contém o texto e as fotos e que está guardado num servidor diferente do da Moody’s. A página modificada só era acessível a quem conhecer o endereço.

Em muitos sites, o conteúdo das páginas varia consoante informação que é transportada pelo próprio endereço dessa página. Por exemplo, o endereço http://www.google.com/search?&q=teste apresentará uma página de pesquisa do Google para a palavra “teste”. Substituindo a palavra "teste" no endereço, é possível pesquisar por outras palavras.

Foi uma manipulação deste género, embora um pouco mais complexa, que foi feita no site da agência, que terça-feira desceu a classificação portuguesa para “lixo”.

Entretanto, no Facebook, surgiram várias páginas contra a Moody’s. Para este sábado, está a ser convocada através da rede social uma manifestação de protesto.

Notícia actualizada às 22h57
Sugerir correcção
Comentar