Bosch consegue o maior volume de vendas de sempre em 2010

Foto
Exportações valem 90 por cento das receitas do grupo em Portugal Manuel Roberto

No ano fiscal de 2010, o grupo Bosch, presente em 60 países, gerou 47,3 mil milhões de euros, o melhor resultado obtido nos seus 125 anos de existência. Os resultados também foram animadores para Portugal, com as vendas a ultrapassar pela primeira vez a marca dos 1000 milhões de euros.

O volume total de vendas da Bosch em Portugal foi de 1014 milhões de euros, representando um crescimento de 27 por cento face a 2009. Este valor foi conseguido quase totalmente graças às exportações (90 por cento do total), que permitiram facturar 900 milhões de euros, representando um crescimento de 34 por cento.

Cerca de 63 por cento das vendas realizadas em 2010 resultaram da tecnologia automóvel, produzidos na divisão automóvel situada em Braga, a fábrica da Bosch líder do seu sector na Europa, como afirma o vice-presidente da empresa em Portugal, João Paulo Oliveira. Os outros 37 por cento de vendas dizem respeito ao sector de bens de consumo e tecnologias de construção fabricados em Aveiro, “líder na Europa e centro de competência mundial da Bosch para as tecnologias de água quente”, segundo dados apresentados hoje pelo grupo em conferência de imprensa.

Bosch quer contratar mais em Portugal

Em 2010 a Bosch investiu quatro mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento (I&D) sendo que 24 milhões de euros desse valor foram investidos nas seis filiais que a Bosch detém em Portugal. Além disso, a Bosch requereu o registo de mais de 3800 patentes em todo o mundo em 2010, número que representa uma média de 17 a 18 pedidos de patentes por dia. Destaca-se assim “como a empresa europeia com mais patentes registadas”, diz João Paulo Oliveira, que fez uma alusão a uma “espécie de slogan” que dizem no seio da empresa: "seventeen patents a day keeps the competition away".

Para 2011 a Bosch quer ultrapassar a marca dos 50 mil milhões de euros com a contribuição dos mercados emergentes, sobretudo os asiáticos. O vice-presidente do grupo em Portugal adianta que a empresa deverá continuar a crescer no mercado nacional, mas não vai conseguir repetir o mesmo ritmo de aumento de receitas obtido no ano passado.

Apesar disso, prevê que o número de trabalhadores em Portugal aumente para 3750 em 2011, mais 250 do que em 2010. A nível global, a Bosch conta actualmente com 283.500 trabalhadores.

Sugerir correcção
Comentar