Maior partido da oposição já tem candidato a Presidente de Cabo Verde

Foto
Corrida à sucessão de Pedro Pires já começou José Manuel Ribeiro/Reuters

O jurista Jorge Carlos Fonseca é o candidato do maior partido da oposição, o MpD (Movimento para a Democracia), às eleições presidenciais deste ano em Cabo Verde. A decisão foi tomada pela Direcção Nacional na madrugada de hoje.

Presidente do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Jorge Carlos Fonseca, 60 anos, recebeu o apoio de 25 membros da cúpula do partido, segundo o jornal cabo-verdiano "A Semana". Cinco preferiam que o MpD apoiasse Amílcar Spencer Lopes, membro do partido e ex-presidente da Assembleia Nacional, e outros cinco abstiveram-se.

Será a segunda vez que Fonseca, conhecido por Zona, natural de São Vicente, ministro dos Negócios Estrangeiros nos anos 1990, actualmente sem filiação partidária, concorre a Presidente. Em 2001 apresentou-se contra Pedro Pires, Carlos Veiga – que passaram à segunda volta – David Hopffer Almada e Onésimo Silveira.

O PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde), que nas legislativas de dia 6 de Fevereiro renovou a maioria absoluta – com 51,4 por cento dos votos e 38 deputados, contra os 32 que o MpD consegui com 41,8 por cento – deve tomar a sua decisão no final desta semana. Na corrida pelo apoio do partido governamental estão Aristides Lima, Hoppfer Almada e Manuel Inocêncio de Sousa.

Numa entrevista ao PÚBLICO após as eleições de Fevereiro, o líder do PAICV, José Maria Neves, escusou-se a adiantar a sua preferência e disse que “a escolha terá que ser democrática, no quadro do partido, para evitar fissuras”.

Um estudo da Afrosondagem divulgado na última edição d’ "A Semana", indica que a maioria dos inquiridos preferia que o PAICV apoiasse Lima. Foi essa a solução referida por 32 por cento, contra 28 por cento que escolheriam Almada e 16 que gostariam mais de ver Sousa na corrida.

Na área do MpD, o preferido para a nomeação era Carlos Veiga, líder do partido e considerado pelos inquiridos o único capaz de fazer sombra ao nome que o PAICV vier a apoiar. Jorge Carlos Fonseca recolheu 23 por cento das preferências e Spencer Lopes dez por cento.

As eleições serão marcadas pelo Presidente cessante, Pedro Pires, que em 2001 e 2006 derrotou Carlos Veiga por escassa margem. Devem realizar-se no Verão.

Sugerir correcção
Comentar