Lucro da Galp Energia aumenta para 306 milhões de euros

Foto
Investimento em 2010 alcançou 1,2 mil milhões Foto: Joana Camões

Dados divulgados hoje pela Galp Energia mostram que o lucro se fixou em 306 milhões de euros no ano passado, valor que compara com os 213 milhões de euros registados em 2009.

O aumento de 43 por cento no resultado líquido da empresa é justificado com “o aumento do preço e da produção de crude, o aumento da margem de refinação e do volume de crude processo e o aumento do volume vendido de gás natural”.

A melhoria de resultados também é explicada pelo facto de, em 2009, o lucro ter descido substancialmente na sequência de um incidente na refinaria de Sines, que obrigou a uma paragem de mês e meio, penalizando as contas desse ano. Recorde-se que, em 2008, a petrolífera tinha alcançado um resultado líquido de 478 milhões de euros.

Em 2010, o investimento realizado pela Galp alcançou 1,2 mil milhões de euros, mais 69 por cento do que no ano anterior, muito por causa do projecto de reconversão das refinarias.

O volume de negócios situou-se em praticamente 14 mil milhões de euros, o que significou uma subida de 17 por cento face aos 11,9 mil milhões de 2009.

Os dados revelados hoje pela petrolífera são ajustados para corrigir efeitos de stock e eventos não recorrentes da Galp.