Secretário de Estado diz que o país vai tentar reduzir dez por cento da produção de RSU até 2016

Os portugueses produzem anualmente 470 quilos de resíduos sólidos urbanos (RSU) por habitante, uma média inferior à europeia, e o objectivo é diminuir em dez por cento até 2016, disse hoje o secretário de Estado do Ambiente.

“Portugal anda por volta dos 470 quilos por habitante/ano. O que esperamos é chegar a 2016 com menos dez por cento do que temos hoje em termos de produção por habitante”, disse Humberto Rosa.

O secretário de Estado do Ambiente participou na assinatura de protocolos da Agência Portuguesa do Ambiente com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e a Direcção-geral das Actividades Económicas (DGAE), no Jumbo de Alfragide, numa iniciativa que propõe a sensibilização para a redução da produção de RSU.

Segundo Humberto Rosa, a assinatura destes protocolos tem em vista o cumprimento de uma directiva europeia que obriga à elaboração de um Plano Nacional de Prevenção de Resíduos Urbanos, a cumprir até 2020, mas que Portugal já tem em execução.

“O que aqui fizemos foi assinalar alguns dos principais agentes necessários para essa prevenção. A estes somam-se protocolos no ano passado com as empresas de resíduos, o que tem feito com que Portugal tenha um currículo já notável em termos de iniciativas de prevenção”.

No entanto, o responsável garante que a sensibilização “não basta” e há que pôr em prática acções concretas “em que o grande resultado se atinge quando o consumidor tem ao seu dispor um produto que produz menos resíduos”.

“A área da prevenção é a mais nobre e a mais difícil na área dos resíduos, porque está a montante da reciclagem, é ainda mais importante e envolve uma multiplicidade de atores, agentes e de pequenas decisões”, garante.

Os protocolos assinados hoje visaram captar a atenção, por um lado, dos consumidores e, por outro, dos produtores de bens de consumo.

“A DECO, ao levar à consciência dos seus associados que têm o dever de reduzir a produção de resíduos, pode ter um efeito depois junto do sector da distribuição do comércio para uma concepção de produtos e da venda que permita essa redução”.

Com vista à redução dos resíduos, foi apresentado ainda uma ferramenta informática – o “Simula Menos Resíduos” – disponível no site do Ministério do Ambiente, que consiste numa aplicação interactiva que interpreta indicadores, analisa comportamentos e atitudes e sugere aos consumidores comportamentos mais sustentáveis.

Sugerir correcção
Comentar