O assassino ganhou o DocLisboa

Foto
DR / Doc & Film International

El Sicario Room 164, a confissão de um homem de mão do narcotráfico, vence edição 2010 do festival de documentários

"El Sicario Room 164", do italiano Gianfranco Rosi, foi o vencedor da edição 2010 do DocLisboa.

O palmarés premiou ainda "La Terra Habitada", da espanhola Anna Sanmartí, e "Let Each One Go Where He May", do americano Ben Russell.

"Li Ké Terra", de Filipa Reis, João Miller Guerra e Nuno Baptista foi o vencedor da competição portuguesa, recebendo ainda o prémio do Júri Escolas.

"El Sicario Room 164", inspirado por um artigo publicado na revista Harper's, regista um longo monólogo confessional de um assassino contratado a soldo dos traficantes de droga mexicanos.

Ao agradecer o prémio, o realizador Gianfranco Rosi explicou que foi ao apresentar uma versão em bruto do filme a Serge Tréfaut, director do DocLisboa, durante a edição de 2009 que se sentiu motivado para o terminar.

Ainda na Competição Internacional, "La Terra Habitada", viagem sensorial ao quotidiano de uma região remota da Mongólia, foi o primeiro vencedor do Prémio Especial do Júri, destinado à obra mais inovadora a concurso e introduzido este ano a par do Prémio Revelação, atribuído à melhor primeira obra exibida no conjunto da programação. "Let Each One Go Where He May", onde Ben Russell explora as memórias da escravatura no Suriname, foi o vencedor inaugural deste galardão.

A melhor média-metragem foi "Les Oiseaux d'Arabie", do francês David Yon, e a melhor curta "On Rubik's Road", da letã Laila Pakainina.

O prémio do Júri Universidades foi entregue a "Steam of Life", do sueco Jonas Berghäll e do finlandês Mika Hotakainen, e a secção paralela Investigações atribuiu o seu galardão a "Cuchillo de Palo", da espanhola Renate Costa.

Vencedor da Competição Nacional na categoria conjunta de longas e médias-metragens, bem como do Prémio Escolas, "Li Ké Terra" acompanha o quotidiano de dois jovens de ascendência cabo-verdiana na sua busca de um futuro em Portugal.

O júri da Competição Nacional premiou igualmente "Como as Serras Crescem", de Maria João Soares (melhor curta) e "Snack-Bar Aquário", de Sérgio da Costa (melhor primeira obra).

Os vencedores foram anunciados numa conferência de imprensa emocional que marcou a despedida de Serge Tréfaut como director do festival após sete anos à cabeça do certame, e de Augusto M. Seabra como director de programação, cargo que assumiu apenas durante este ano.

Tréfaut avançou que para a edição 2011 do DocLisboa está já assegurada uma retrospectiva da obra do documentarista francês Jean Rouch, e que a nova direcção do festival será apresentada no próximo mês de Dezembro.

Os filmes premiados são exibidos de novo no domingo na Culturgest. No Grande Auditório, passam "Li Ké Terra" e "Como as Serras Crescem" (19h00), "El Sicario Room 164" (21h00) e "Cuchillo de Palo" (23h00); o Pequeno Auditório recebe "Les Oiseaux d'Arabie" e "On Rubik's Road" (20h45) e "Let Each One Go Where He May" (22h45).


Sugerir correcção
Comentar