Microsoft apresenta em Barcelona o seu novo Windows Phone 7

Foto
Para não deixar margem para especulações, a Microsoft deixou claro que a sua aposta nos telemóveis não significa que a empresa vá pôr os computadores de lado DR

A nova versão do sistema operativo da Windows para telemóveis - o Windows Phone 7 - foi hoje apresentada em Barcelona, no Mobile World Congress, pela mão do próprio presidente da empresa, Steve Ballmer.

A Microsoft chegou a acordo com as principais operadoras do mundo - entre elas a Telefónica, a Vodafone e a Orange - e com os principais fabricantes - Dell, Garmin, Asus, HTC, HP, LG, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba e Qualcomm - com o intuito de pôr os primeiros telemóveis à venda nas férias de 2010 ou, o mais tardar, em Setembro deste ano, escreve o “El País”, citando fontes das operadoras.

Com o seu Windows Phone 7 Series, a Microsoft pretende dar resposta às duas grandes tendências que dominam neste momento a indústria dos telemóveis: as aplicações (apps) e as redes sociais.

O gigante da informática decidiu reforçar a sua aposta no ramo dos telemóveis com um software para smartphones dirigido para o grande público. “Queremos concentrar-nos naquilo que realmente é importante para o utilizador. O telemóvel deve conseguir sacar um sorriso ao utilizador quando este o utiliza”, indicou um porta-voz da empresa durante a apresentação do novo Windows Phone 7.

Para não deixar margem para especulações, a Microsoft deixou claro que a sua aposta nos telemóveis não significa que a empresa vá pôr os computadores de lado. “Há quem diga que o telemóvel já é como se fosse um PC. Mas um telemóvel não é um PC”, acrescentou o mesmo porta-voz, citado pelo elmundo.es.

Os novos telemóveis da Windows incluem, pela primeira vez, jogos da Xbox Live, música e vídeo, tal como o leitor do mp4 da marca, o Zune.

Além disso, o telemóvel permite a sincronização com o computador e será possível armazenar directamente fotografias na Internet.

A empresa dividiu as possibilidades deste sistema operativo em seis conjuntos a que dá o nome de hubs. O primeiro, chamado “Gente”, está centrado nas redes sociais e em dados pessoais. O hub “Imagens” reúne as ferramentas de imagens pessoais. O telemóvel virá equipado com uma câmara de 5 megapixels e um flash. A Xbox Live dá a possibilidade de o utilizador se ligar à comunidade de jogadores através do hub “Jogos”, ao passo que a categoria “Música + Vídeo” constitui o quarto hub.

A categoria “Marketplace” permite aos utilizadores fazer download de aplicações e jogos para o aparelho e, por último, o “Office”, dá acesso instantâneo ao Office Mobile, SharePoint e OneNote, bem como ao Outlook.

O software para telemóveis da Microsoft equipa 13,1 por cento dos smartphones vendidos nos Estados Unidos em 2009, o que representa o terceiro lugar atrás dos BlackBerry e do iPhone. Mas a Microsoft tem vindo a perder quota de mercado, ao contrário da Apple e do Android, da Google Inc. Tudo isto num momento em que este mercado tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Os utilizadores usam cada vez mais os telemóveis, e os próprios aparelhos direccionam as para serviços online e anúncios potencialmente lucrativos.

Sugerir correcção
Comentar