Irlanda do Norte e Londres firmam acordo histórico de transferência de poderes

Foto
Brown descreveu o novo acordo como a “abertura de um novo capítulo” Andrew Winning/Reuters

Os poderes judiciais, sobre os tribunais e a polícia, na Irlanda do Norte vão ser transferidos de Londres para Belfast a 12 de Abril, nos termos de um acordo histórico assinado entre as forças católicas e protestantes.

O pacto, firmado entre o Sinn Féin e o Partido Democrata Unionista no âmbito do processo de paz no território, permitirá que a Irlanda do Norte tenha o seu primeiro próprio ministro da Justiça – o que constitui um dos mais importantes passos desde os Acordos de Sexta-Feira Santa, assinados em 1998, sublinhava a agência noticiosa britânica Reuters, que teve acesso a uma cópia do documento.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, descreveu este novo acordo como a “abertura de um novo capítulo” para a província, em conferência de imprensa partilhada com o homólogo irlandês, Brian Cowen, no Castelo de Hillsborough, nos arredores de Belfast.

É a “mais forte resposta” ao velho conflito que separava as duas partes, disse ainda, sublinhando que o acordo se tornou possível graças a “um novo espírito de cooperação e respeito mútuos”. As duas partes negociaram sem parar ao longo das últimas semanas, para chegar a este entendimento que os media britânicos descrevem como tendo posto fim aos receios de que o Governo de coligação na Iralanda do Norte poderia colapsar.

Sugerir correcção
Comentar