Banif e Fomentinvest lançam corretora para o mercado de carbono

Foto

O Banif e a Fomentinvest vão lançar a Ecotrader, a primeira corretora de carbono portuguesa, detida em partes iguais pelas duas entidades e que será presidida por Ângelo Correia, revelou à agência Lusa Artur Fernandes, presidente do Banif Investimento.

A Banif Ecoprogresso Trading (Ecotrader) será presidida por Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest, e contará com mais dois administradores, Carlos Jorge, do Banif Banco de Investimento, e Paulo Caetano, da Ecoprogresso.

A Fomentinvest actua nas áreas do ambiente, energia, mercado de carbono e mudanças climáticas, contando entre os seus accionistas com a Fundação Ilídio Pinho (21,2 por cento), Caixa Capital (15,4 por cento), Espírito Santo Capital (15,4 por cento), Millennium BCP (15,4 por cento), IP Holding (15,4 por cento), Banif Banco de Investimento (7,7 por cento), Fundação Horácio Roque (7,7 por cento) e Banco Africano de Investimentos (BAI), com 1,9 por cento.

“O Banif Investimento será o banco depositário dos accionistas da sociedade [Ecotrader] e adviser para os investimentos”, adiantou Artur Fernandes.

Paralelamente, o presidente do Banif Investimento disse à Lusa que a MCO2, uma nova sociedade gestora de fundos de investimento mobiliário já autorizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) - conforme o supervisor anunciou na sexta-feira -, vai passar a gerir os fundos Luso Carbon Fund e New Energy Fund, que neste momento são geridos pelo Banif Gestão de Activos (BGA).

“A MCO2 é constituída pela Fomentinvest (50 por cento), pela Espírito Santo Activos Financeiros (ESAF), com 25 por cento, e pelo Banif Investimento (25 por cento)”, revelou Artur Fernandes, explicando que o BGA “começou a gerir os dois fundos já com o intuito de os passar para uma nova gestora, ou seja, transitoriamente, já que o acordo [para o lançamento da MCO2] está assinado desde o início”.

O New Energy Fund (NEF) é o primeiro fundo português a investir directamente em empresas projectos de Energias Renováveis (eólica, biogás, biomassa, biocombustíveis, hídrica, solar, hidrogénio, oceanos/marés e geotermia).

O NEF é um fundo desenvolvido e promovido pela Fomentinvest SGPS e conta com participações minoritárias do Banco Espírito Santo de Investimento e do Banif Banco de Investimento. A Ecoprogresso assume a consultoria de investimento desde a sua entrada em funcionamento em Novembro de 2007.

O mesmo grupo de parceiros é ainda responsável pela gestão do Luso Carbon Fund, lançado em 2006, que é o primeiro fundo de carbono nacional que actua a nível mundial.

Sugerir correcção
Comentar