General Motors divulga perdas de 6 mil milhões de dólares

A General Motors Corp, que tem estado a funcionar com ajudas federais, disse hoje que sofreu prejuízos de 5,98 mil milhões de dólares (4,49 mil milhões de euros) no primeiro trimestre do ano, com as vendas no sector automóvel a caírem em todo o mundo. O resultado alcançado é cerca do dobro do que registara no período homólogo

No que toca às receitas, caíram quase para metade, chegando aos 22,4 mil milhões de dólares (16,8 mil milhões de euros) em grande parte devido à forte queda das vendas na América do Norte, na Europa, na Ásia e na América Latina.

A GM está pressionada pelo prazo dado pelo Governo – até 1 Junho - para reestruturar as suas operações e reduzir a dívida em mais de 40 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros).

A empresa já arrecadou, até ao momento, cerca de 15,4 mil milhões (11,5 mil milhões de euros) em empréstimos de emergência do Tesouro norte-americano, segundo a Reuters.

O primeiro trimestre ficou também marcado pelo fracasso da GM na conquista do apoio federal para o novo plano de recuperação e pelo atraso no acordo, que precisa, com o United Auto Workers (UAW). Para além disto, o Tesouro ainda não concordou em converter metade dos empréstimos que dispensou à GM em acções da nova empresa reestruturada.

Sugerir correcção
Comentar