Fórum Centro Portugal defende abertura da base aérea de Monte Real a voos civis

O Fórum Centro Portugal, composto por personalidades que defendem a abertura da base de Monte Real a voos civis internacionais, az hoje a apresentação pública, em Coimbra, do Fórum, e divulga a composição do grupo de estudo do projecto.

O professor universitário e antigo deputado do CDS-PP Manuel Queiró explicou à agência Lusa que os outorgantes da escritura do Fórum, realizada a 15 de Dezembro passado, incluem nomes como os professores universitários Vital Moreira e Paulo Mota Pinto, bem como o Presidente da Assembleia-Geral do Concelho Empresarial do Centro, Fernando Cardoso, e o presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Pedro Faria.

O Fórum, que teve origem no "alargado movimento de personalidades que defendem a abertura da Base Aérea de Monte Real" à aviação civil, conta ainda com o apoio e a participação de vários presidentes de câmaras da área, nomeadamente Coimbra, Leiria, Figueira da Foz, Marinha Grande, Pombal, e com nomes como o actual bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto.

Na cerimónia que decorrerá hoje, pelas 17h30, na Associação Nacional de Municípios em Coimbra, será ainda dado o início formal dos trabalhos do Grupo de Estudo para a construção de aeroporto civil na Base Aérea de Monte Real.

O Grupo de Estudo é integrado por professores universitários de Coimbra, Leiria e Aveiro, bem como por representantes da ANA - Aeroportos de Portugal, da NAV Portugal, do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) e da Força Aérea Portuguesa.

Em declarações à Lusa, Manuel Queiró, explicou que já foi entregue um projecto sobre o novo aeroporto ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, que está a analisar a questão.

Manuel Quero aludiu ainda à importância deste empreendimento por "não existir um outro aeroporto entre Lisboa e o Porto e haver solicitações na região ao nível das actividades económicas e científicas e necessidades do turismo não atendidas, nomeadamente religiosas".

Sugerir correcção
Comentar